Grupos de trabalho participam da Reunião Especializada – Reaf

Representantes de governos e organizações ligadas à agricultura familiar dos países integrantes do Mercosul, mantiveram nos dias 22 e 23, em Montevidéu, no Uruguai, um encontro para preparar a 31ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf).

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os grupos temáticos tinham como finalidade central, até a última hora de ontem, preparar os assuntos que serão objetos de deliberação em junho, na Argentina.

“Um dos pilares do sucesso da Reaf é que ela não se resume aos encontros semestrais. Há toda uma agenda de trabalho que envolve as sessões nacionais, grupos de trabalho com a participação de representantes dos vários países integrantes, que preparam as discussões e decisões que são tomadas nos encontros semestrais”, explica o chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Caio França, que estava em Montevidéu com a finalidade de coordenar as ações brasileiras dentro do evento.

Entre os temas que foram confirmados efetivamente ontem ao fim do encontro e que serão debatidos, destacam-se: a criação do selo da agricultura familiar do Mercosul; a realização do segundo intercâmbio de compras públicas – desta vez incluindo também a Bolívia, Equador e Venezuela – e a preparação do 4º Curso de Formação de Jovens Rurais. Estes dois últimos temas estão sob a responsabilidade do Brasil e do MDA e avançaram bastante no encontro de ontem.

Além da reunião dos grupos de trabalho – envolvendo significativo número de pessoas pertencentes às várias delegações participantes na capital uruguaia – foi realizada a oficina de avaliação, com governos e sociedade civil, para dar continuidade na elaboração do Programa Regional de Políticas de Igualdade de Gênero da Agricultura Familiar do Mercosul – conjunto de ações dirigidas à criação de estruturas e ampliação das políticas para a promoção da igualdade e da autonomia das mulheres rurais.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.