Quarta-feira, 06 de junho de 2012

Renovação na representatividade

Comemoração: servidores da Câmara e associados da ASCAM se reuniram para confraternizar os aniversários de maio

Aqueles que pregam sempre uma renovação de nomes, projetos e experiências no exercício de cargos públicos terão bastante motivo para comemorar nas próximas eleições municipais. Dos atuais dez vereadores que integram o Poder Legislativo santanense, no máximo seis terão chance de estar entre os 17 que passarão a compor a Câmara a partir de 1º de janeiro de 2013. Glauber Lima, do PT, Claudio Coronel, do PMDB, Nelmo Oliveira, do PSB, e agora Edu Oliveira, do PSD, devem disputar a eleição para a Prefeitura Municipal e não retornarão à Câmara na próxima legislatura. Além dos quatro novos que entraram nas vagas deles, outros sete vereadores serão eleitos a mais, em razão do aumento na composição da Câmara. Isso considerando que os outros seis vereadores da atual legislatura consigam a reeleição, obviamente facilitada pela proporcional redução no coeficiente necessário de votos para cada vaga. De qualquer forma, uma coisa é certa: no mínimo onze vagas na Câmara de Vereadores serão ocupadas por nomes diferentes dos atuais ocupantes do Legislativo, o que significa uma possibilidade de ampliar a representação popular na política local.

Identidade de união e de luta

A Associação dos Servidores da Câmara Municipal-ASCAM já está utilizando sua nova identidade visual, um logotipo que representa a unidade da categoria e ao mesmo tempo a disposição de luta em defesa dos interesses dos servidores. O novo logo foi criado com ideias dos próprios associados e desenvolvido pelo web designer Jeferson Gaspar, o Pagode, juntamente com seu representante comercial Paulo Trias. “Queríamos algo que identificasse o trabalho e o associativismo de uma forma igualitária, isso se traduziu nos peões de xadrez. Também queríamos algo que traduzisse a união fraterna, e se conseguiu através da chama. O resultado do trabalho satisfez plenamente as expectativas dos nossos associados”, garantiu o presidente da ASCAM, Davi de Oliveira Perez, durante confraternização realizada na Câmara para confraternizar os aniversários do mês de maio. Em clima de descontração, ele fez uso da palavra, parabenizando os aniversariantes e abordou alguns temas de importância para a vida do servidor, a exemplo do vale-alimentação.

Corre-corre pelo vice

Já se sabia que aconteceria uma correria de última hora entre os partidos políticos, na tentativa de acertar a melhor coligação possível para as próximas eleições. A maioria dos partidos vai retardar ao máximo a realização da convenção. Todos querem um bom vice e o apoio mais significativo. O problema tem sido conseguir espaço nas agendas dos “pretendidos”.

Metralhadora giratória

Esse, com toda certeza, foi um dos efeitos mais diretos da definição da chapa PT-PSD: forçou os demais partidos a acelerarem os contatos para definir os nomes que defenderão na disputa pela Prefeitura Municipal, nas próximas eleições. Alguns partidos, inclusive, tentam conversar com diversas agremiações diferentes – ação do tipo “se não dá com um, dá com outro”, ou outra. Essas negociações estão envolvendo até mesmo vagas nas eleições proporcionais.

Cemitério interditado

O Município não teve mais alternativa e determinou a interdição do Cemitério da Tabatinga, em razão do mau estado de conservação. A falta de segurança, a falta de manutenção nos túmulos e a presença de animais no local, que literalmente se “servem” dos restos mortais ali sepultados, foram apenas alguns dos motivos da interdição. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Zulmir Rasch, a medida se deu em respeito à dignidade dos mortos e de seus familiares e também como prova de preocupação com a saúde pública, uma vez que, nas condições em que se encontra, o cemitério representa risco de contaminações e doenças.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.