Por que…gostar de ler?

Leitura, foco do texto do aluno selecionado em mais uma edição do projeto Repórter na Escola

As novas tecnologias fizeram com que a maioria dos jovens deixassem a leitura de livros de lado, isso resultou em alunos cada vez mais desinteressados em ler possuindo vocabulários cada vez mais pobres.

A leitura é algo indispensável para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podem enriquecer o vocabulário, obter conhecimento, raciocinar e interpretar tudo aquilo que está ao seu redor. Muitos jovens não têm paciência para ler um livro isso acontece pela falta de hábito. Na família o que fazer?

Os pais devem estimular o hábito de ler desde a infância, para que seus filhos aprendam desde pequenos que ler é algo importante e prazeroso, assim, com certeza, eles se tornarão adultos cultos, dinâmicos e perspicazes.

Qual é o papel da educação nesta questão? Toda escola, particular ou pública, tem que fornecer uma educação de qualidade que incentive a leitura através de oficinas, trabalhos, projetos, campanhas sempre tendo um professor capacitado e disposto a fazer com que o aluno tenha gosto pelo ato de ler, dessa forma a população se torna mais informada e crítica.

O nosso Instituto, por exemplo, estimula desde a Educação Infantil até o Curso Normal a ter esse hábito. A escola tem uma sala especializada nisso que é a Sala de Altas Habilidades, coordenada pela professora Noêmia que atualmente está com o projeto “Mergulhando na leitura”, apresentado à Educação Infantil e aos Anos Iniciais, que tem por objetivos fazer com que a criança goste de ler, compreenda e interprete o que está lendo, que saiba se expressar através da escrita e oralmente, tornando-se assim um leitor assíduo.

A biblioteconomista Ligia dá continuidade ao projeto na biblioteca da escola, com o benefício de enriquecer o vocabulário na Língua Portuguesa. As crianças frequentam a sala uma vez por semana, após saírem dali, as professoras-regentes continuam o projeto na sala de aula.

As professoras afirmam que o projeto estimula os pais a lerem para as crianças.

Em 2011, a escola recebeu o certificado de “Honra ao Mérito” por este projeto. Esta premiação foi concedida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia apresentado no Fórum Binacional. Por meio da leitura os jovens, além de adquirirem mais conhecimento e cultura – o que fornece maior capacidade de diálogo e os prepara melhor para enfrentar um mercado de trabalho exigente – experimentam novas experiências. Através deste projeto passam a conhecer melhor o mundo em que vivem e também passam a se conhecer melhor, já que os leva a refletir, e sabemos que refletir é o que permite ao homem abrir as portas de sua percepção. Desse modo, a leitura se torna presente no dia a dia de cada ser humano. Ler é fundamental.

Nome do aluno: Maicon Douglas Borges Leites
Idade: 16 anos
Série: 2º ano do Curso Normal
Escola: Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Vidal de Oliveira

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.