Volta às aulas: como os pais podem contribuir com a vida escolar dos filhos

O que fazer para colaborar com o desenvolvimento, a independência e a sociabilidade dos filhos em cada uma das fases de ensino

Pais acompanham os filhos até a escola

O início das aulas está aí, e com ele uma nova rotina de aprendizagem e descobertas. Para os pequenos que vão ingressar na pré-escola ou àqueles que iniciam uma nova fase nos estudos, como o Ensino Fundamental ou Médio, as mudanças na estrutura de ensino-aprendizagem e nos relacionamentos pessoais exigem uma série de adaptações.

A educação familiar é muito importante para a criança, pois é nesse núcleo que se aprende a lidar com a sociedade como um todo. A família será o primeiro grupo de pessoas do convívio da criança, com as quais ela terá que aprender a como se portar e comportar adequadamente. Por meio da convivência em família, será cumprido outro papel importante no investimento pessoal e comportamental de qualquer indivíduo, que é o respeito aos limites. 

A psicopedagoga e coordenadora pedagógica, Gina Rodrigues, conta que todas as etapas da vida da criança e do adolescente são importantes, e que os pais precisam acompanhar de perto todas elas, seja física, educacional ou psicológica. “O suporte educacional vem de casa, o porto seguro do estudante são os pais, a família. Os valores familiares interferem diretamente e acompanham a trajetória da criança em sua vida escolar. Os filhos precisam que os pais sejam presentes, sempre com intuito de colaborar com a educação deles para um bom desempenho escolar, seja criança, adolescente ou até mesmo adulto”, observou.

 

Fases no ensino escolar

A família é peça fundamental para o desenvolvimento educacional dos estudantes

O ENSINO INFANTIL é a etapa decisiva na construção de habilidades sociais da criança, pois as interações provenientes deste convívio com colegas e professores serão o primeiro passo na construção de sua identidade em um contexto social. Para que o entrosamento da criança ocorra bem, pais precisam evitar proteger demais seus filhos: muitas vezes, a criança chora ao ver o familiar se afastando, mas, logo depois, para e começa a brincar com os coleguinhas — é o choro manipulador. Nessa fase, a criança deve entender que não poderá depender de seus pais para tudo.

NO ENSINO FUNDAMENTAL 1, a criança deverá, aos poucos, se acostumar à rotina de fazer as lições de casa, cuidar do material escolar e começar a se preparar para provas. É importante, já para essa idade, encaminhar conversas sobre o sentido dos deveres e da maturidade, já que é comum nessa fase crianças terem saudades do ensino anterior, por insegurança diante dos novos desafios. É recomendável participar da rotina escolar, como ir à reunião de pais, e fazer cobranças na medida certa: a criança ainda está em fase de adaptação.  

Escola e família, parceiras na educação dos filhos

NA PASSAGEM PARA O 6º ANO, o aluno vive uma fase de maior autonomia. Mas não é por isso que pais podem “sumir”. É importante demonstrar interesse pelos conteúdos que seu filho assimila e estar presente em festas e apresentações escolares. Com conteúdos mais complexos e menos supervisão dos professores, é fundamental que os pais as ajudem a organizar os horários para estudos, separar corretamente o material para as aulas e permitir que trabalhos em grupo sejam feitos em casa.  

NO ENSINO MÉDIO, a palavra chave é diálogo. Descobertas, questionamentos, maior autonomia e necessidade de autoconhecimento marcam esse período. É o momento em que os pais devem ser mais que amigos, mas sim orientadores com experiência, que trazem valiosos conselhos para dilemas da vida adulta, como carreira, relacionamento, drogas, prevenção de DSTs e gravidez precoce. Se o jovem resolver trabalhar ou precisar encontrar um emprego para ajudar nas despesas, não permita que ele pare de estudar. Mostre que é preciso tratar isso como um investimento: com o Ensino Médio completo, ele terá mais oportunidades profissionais, que resultarão em maior renda.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.