Domingo, 03 de Junho de 2012

Posição centrada

Glauber e Edu: balanço positivo de prós e contras

Tem fundamentação pragmática a aliança entre o PT e o PSD para as próximas eleições e, por mais que tenha surpreendido até mesmo a própria participativa militância petista, poderá facilitar o discurso eleitoral da majoritária – óbvio, caso a discussão venha a se estabelecer no campo das ideologias, o que certamente não é o caso da maior parte do eleitorado. PT e PSD devem ter colocado lado a lado as consequências positivas e negativas dessa união, retirando dessa análise a avaliação que levou à decisão anunciada sexta–feira. Se, aparentemente, a chapa perde o discurso de oposição ao atual Governo, o fato de o PSD ter aparecido tão pouco nesses pouco mais de sete anos pode diminuir tal impacto negativo. Além disso, o anúncio mais cedo vai proporcionar que, da mesma forma, tal impacto negativo seja absorvido rapidamente e, assim, que outros fatos eleitorais emerjam no processo e o foco polêmico passe a ser outro. E o passo mais ao centro dado pelo PT, ao buscar um entendimento com o PSD, pode ajudar a furar o bloqueio da rejeição cultural à esquerda, contribuindo junto a um eleitorado mais conservador.

Aquífero Guarani

O deputado Jurandir Maciel (PTB) recebeu, na terça-feira última, o delegado Regional do Trabalho de Sant’Ana do Livramento, Ico Charopen, e o presidente da Juventude PTB, Cristiano Cabreira, que é pré-candidato a vereador. Os santanenses reforçaram ao parlamentar pedido de audiência pública na cidade para agilizar a discussão sobre mecanismos de preservação e cuidados especiais com o Aquífero Guarani, o maior manancial transfronteiriço subterrâneo de água doce do mundo. A solicitação já havia sido feita oficialmente a Jurandir, pelo presidente da Câmara de Livramento, Germano Camacho. O deputado aproveitou para convidar Cristiano Cabreira e Ico para a audiência pública que a Subcomissão de Resíduos Sólidos realizará amanhã, em São Borja, para tratar da política de resíduos sólidos nas regiões de fronteira.

Olha nóis aqui…

Conforme esperado, o mês de junho abre o período das definições no cenário eleitoral de 2012. Definições que nem precisam ser anunciadas de modo tão formal quanto fizeram na última sexta-feira o PT e o PSD, mas nem por isso deixam de ser indicativos importantes. Um exemplo disso foi a ação desenvolvida na manhã de ontem pelo PSB, que promoveu uma grande caminhada pelo centro da cidade, concentrando no terminal de ônibus, em um dos horários de maior movimento. O local tampouco foi escolhido ao acaso: é considerado pelo partido uma das principais obras da atual Administração, resultado de uma emenda do deputado federal e atual secretário estadual de infraestrutura do Governo do Estado, Beto Albuquerque, ao Orçamento da União. O objetivo do “bandeiraço” realizado ontem foi de mostrar que o PSB está mobilizado e só não deu a partida na campanha eleitoral de forma objetiva, ainda, porque o prazo legal impede. De qualquer modo, foi mais um indicativo sobre a composição do cenário político para as eleições: ainda que tenha sido uma atividade de partido, a presença do pré-candidato a prefeito Nelmo Oliveira à frente da militância foi uma demonstração clara que o PSB não pretende abrir mão da cabeça de chapa – coisa que muitos ainda insistem em especular. É também mais um indicativo de que o pleito deverá ter mesmo as seis candidaturas já conhecidas.

Seis nomes e um destino

Pelo que se está vendo no cenário político-eleitoral, a comunidade santanense vai ter mesmo que escolher, entre as seis candidaturas já apresentadas, aquela que melhor poderá gerir os destinos do município. Aparentemente, não apareceu até agora nenhum argumento capaz de demover qualquer um dos seis candidatos do objetivo de concorrer na cabeça de chapa, o que obviamente inviabiliza qualquer possível aproximação envolvendo os mesmos nomes colocados no tabuleiro.

Água gelada

Foi um banho de água muito fria na empolgação de grande parte da militância petista o anúncio da dobradinha do pré-candidato Glauber Lima com o vereador Edu Oliveira, do PSD. As diferenças ideológicas foram o principal motivo do choque, apesar de que os próprios pré-candidatos prefiram falar nas semelhanças, não nas diferenças.

Zigue-zague

O radialista Fábio Peres, diretor e colunista do jornal “A Voz do Aposentado”, que chegou a anunciar o desejo de concorrer a vereador pelo Democratas, desistiu da ideia. Deve ajudar na campanha do candidato do PTB, partido do qual ele também já fez parte.

PHS fora?

Informação que chega através de uma respeitável liderança política de Livramento: o PHS, que supostamente estaria ainda integrado ao bloco de partidos que apoia a candidatura do PMDB, na verdade, vai ficar fora do grupo e fechará com o DEM.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.