Senadora comemora anúncio de MP que prevê troca das dívidas federais das universidades

A senadora Ana Amélia (PP-RS) comemorou o anúncio feito pela ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, sobre a Medida Provisória 559 que, entre outras medidas, prevê a troca das dívidas federais das universidades por vagas de ensino gratuitas. O benefício foi tema de reunião com a presença de parlamentares gaúchos e catarinenses.

Durante o encontro com a ministra Ideli, a senadora Ana Amélia aproveitou para exaltar o trabalho do ministro de Educação, Aloizio Mercadante, com o qual a parlamentar gaúcha esteve reunida em abril, ao lado de vários reitores de universidades gaúchas, para tratar dessa solicitação das instituições. Na reunião, o ministro já havia acenado positivamente ao pedido da senadora progressista. A Medida Provisória 559 está sendo relatada pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC). Um esforço das bancadas gaúcha e catarinense foi solicitado pela ministra Ideli para que o prazo de votação estipulado pelo governo possa ser cumprido. O parecer já está concluído e não deverá sofrer alterações, anunciou o deputado durante a reunião desta quarta-feira no Palácio do Planalto.

Além de proporcionar regularidade fiscal às universidades, a decisão irá garantir um aumento significativo de vagas gratuitas no ensino superior. A maioria das universidades, atualmente, está sem fôlego para quitar o passivo e as demais obrigações correntes. Somente no caso da Urcamp, em Bagé, por exemplo, 15 mil alunos serão graduados com bolsas integrais nos próximos 20 anos, a partir desta decisão.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.