Emilia Fernandes recebe a Comenda Uvergs no ato dos 37 anos da entidade

Emilia Fernandes, no púlpito, durante a sessão do congresso estadual da Uvergs

A professora santanense Emilia Fernandes, hoje assessora especial do governo estadual, ex-secretária executiva do Codesul, ex-deputada federal, ex-senadora, foi homenageada durante o recente congresso da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs). A entidade congrega mais de 4.584 vereadores e vereadoras do Estado gaúcho. Foi fundada em 23 de maio de 1975, na cidade de Pelotas, com o objetivo de fortalecer os Parlamentos Municipais e seus representantes e ampliar a possibilidade de mudanças e crescimento dos parlamentares, melhorando a qualidade de vida da comunidade gaúcha e fortalecendo a democracia brasileira.

Desde então, avança e mobiliza os parlamentos municipais e, em um salto de qualidade e ousadia, amplia o número de câmaras filiadas e de funcionários, proporcionando cada vez mais qualificação técnica e o fortalecimento da representação política dos parlamentares junto às mais variadas instituições e secretarias de Estado.

No último dia 24 de maio, durante o 56° Congresso Estadual de Vereadores (as), Assessores (as), Servidores (as) e Técnicos (as) Legislativos de Câmaras, em Porto Alegre, sob a coordenação do presidente da Uvergs, vereador Antonio Baccarin, realizou-se uma solenidade de comemoração aos 37 anos da Uvergs e a entrega da Comenda Uvergs a personalidades gaúchas pela passagem na vereança em sua trajetória política. Entre os homenageados, o deputado federal Alceu Moreira, o conselheiro do Tribunal de Contas do RS, Marco Peixoto; Antônio Hohfeldt, ex-vice-governador gaúcho, o deputado estadual Jurandir Maciel e a ex–secretária executiva do Codesul, Emilia Fernandes.

A Uvergs nasceu de fato e de direito com a aprovação da Lei Estadual n.° 12.023/2003, como entidade representativa dos vereadores, câmaras e associações regionais.

Em novembro de 2011, em reunião da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira – CDIF, do Ministério da Integração Nacional, realizada em Brasília/DF, por proposição da ex-secretária executiva do Codesul, Emilia Fernandes, foi aprovada a inserção da representação dos Poderes Legislativos Municipais na referida Comissão, como membro convidado, a exemplo da representação das Prefeituras Municipais, que também participam. “A CDIF é um importante instrumento para o avanço na articulação e implementação de políticas para as áreas fronteiriças de todo o País, e os(as) legisladores (as) municipais, que são grandes conhecedores (as) da realidade e dos desafios das regiões, devem participar ativamente da Comissão Nacional e dos Comitês Regionais de Faixa de Fronteira” – afirmou Emilia na época.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.