Sexta-feira, 25 de Maio de 2012

Consciência da força eleitoral

Tucanos santanenses receberam o presidente estadual da sigla, Nelson Marchesan Jr., em momento de afirmação

 

Confiando em sua legenda histórica que ronda a casa dos seis mil votos – e consciente da importância que esses votos com certeza terão no pleito municipal que se avizinha, principalmente considerando a perspectiva atual de que a maior parte dos partidos com maior estrutura concorrerão com candidatura própria – o ninho tucano não fez muita questão de mostrar a cara, até agora. Prefere a tranquilidade interna para se fortalecer, sabendo que não deve ser desconsiderado no processo eleitoral. Por isso, dedica-se ao fortalecimento da imagem. No fim da semana passada, recebeu a visita do presidente estadual da sigla, deputado federal Nelson Marchesan Jr., e com ele anunciou a confirmação de uma emenda ao Orçamento da União, no significativo valor de R$ 275 mil, que o Município poderá gastar no que melhor entender, em termos de infraestrutura. A reserva do recurso já foi comunicada ao Prefeito Municipal, que confirmou o registro para breve encaminhamento de projeto. Além disso, Marquezan, que participou também da programação do festival Mercosul de Música e Dança e do festival Um Canto para Martin Fierro, aproveitou para conversar com as lideranças e militantes tucanos sobre as eleições deste ano. Ele enfatizou, principalmente, a organização partidária e a constituição de uma nominata representativa de candidatos à vereança. A manutenção na base governista já é assunto decidido, e a possibilidade de apoio a outra candidatura que não a da atual Administração – como chegou a ser ventilado nos corredores políticos – somente poderia vir a acontecer se o Governo decidisse aceitar na base uma outra sigla – e apoiá-la nas próximas eleições.

PRTB e DEM

Virou, mexeu, e os partidos que chegaram a formar um bloco de oposição à atual Administração – e que tinham como objetivo tentar caminhar  juntos nas próximas eleições – acabaram saindo mesmo um para cada lado. O PRTB, por exemplo, depois de muito analisar e chegar até mesmo a cogitar a possibilidade de lançar candidatura própria, com o nome de seu presidente Marcos Retegue, acabou definindo seu apoio ao DEM, que deverá confirmar a candidatura do produtor rural Cesar Maciel.

Possibilidades

O PR e o PTdoB também saíram do bloco que se auto-denominou Movimento Por Livramento e seguiram o PSC no apoio ao PTB, que deverá confirmar a candidatura de Ico Charopen. O PPS e o PHS ainda não divulgaram uma decisão, embora se cogite um apoio ao PT e à provável candidatura de Glauber Lima, mas o PP continua interessado no apoio do primeiro. Já PSDB, PDT e PSD, pelo jeito, continuarão na base do Governo – vá ela para onde for.

Apoio à APAE

Ficou para o dia 29, próxima terça-feira, a votação referente ao Destaque 38, apresentado à Comissão Especial do PNE, que mantém expresso no texto legal a manutenção das escolas especiais. O texto foi incorporado pelo Relator ao Substitutivo 1, mas suprimido no Substitutivo 2. O PNE deveria ter sido votado nesta semana, mas ficou para a próxima. Lideranças e voluntários das APAEs de todo o Brasil estão fazendo uma mobilização nos municípios para que as pessoas entrem em contato com seus representantes em Brasília para pedir voto favorável ao Destaque. No site da APAE brasileira há um link para esse assunto.

Concurso

Na condição de presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores, o vereador Claudio Coronel, do PMDB, já deu parecer favorável ao projeto de criação e extinção de cargos no Município, que já foi aprovado pelo Legislativo. É a base para a realização do concurso público para prover 660 cargos na Prefeitura.

Wilson não vê a luz

Depois de uma trégua compreensível e necessária para a Administração em relação às deficiências na área da iluminação pública, os moradores do bairro Wilson voltam à carga: várias ruas estão completamente às escuras, comprometendo, inclusive, o nível de segurança pública. Segundo o gestor público Hermes Garcia, morador do bairro, essa é uma demanda que já está reprimida há pelo menos dois anos. A população resolveu esperar um tempo quando foi anunciada a terceirização, mas até agora não houve a resposta esperada. Já foi, inclusive, protocolado um pedido junto à pasta pertinente. Para acelerar, o próprio Hermes se encarregou se fazer um levantamento dos postes que estão com a lâmpada queimada ou sem funcionar por qualquer motivo. São 55, ao todo. “A gente paga a taxa mensalmente, mas não vemos o retorno disso”, reclama.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.