Glauber quer redução na jornada de enfermeiros

Foi aprovada, por unanimidade, a moção de apelo do vereador Glauber Lima, líder da bancada do PT, solicitando que seja encaminhada à Câmara dos Deputados, a fim de que os parlamentares aprovem o mais breve possível, o Projeto de Lei 2295/2000, mais conhecido como PL 30 horas semanais, para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

A proposta do Senado fixa em 30 horas a carga de trabalho semanal. A intenção é assegurar isonomia dessa categoria com outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

O vereador Glauber enfatizou que a mudança na jornada vai beneficiar 1,4 milhão de profissionais, segundo o Conselho Federal de Enfermagem. “Com certeza, essa jornada beneficiará os profissionais de enfermagem e também os usuários do sistema de saúde, que terão profissionais melhor qualificados e menos estressados – já que a enfermagem é a única que permanece na assistência 24 horas, nos 365 dias do ano”, comentou.

O vereador destacou, ainda, que essa PL faz justiça ao contexto dos profissionais de Enfermagem, já que, para várias categorias da área da saúde, já é realidade a conquista deste direito. A conquista das 30 horas irá trazer inúmeros benefícios para a população.

“Sendo esta a maior luta atual da Enfermagem, a bandeira das 30 horas é mais do que uma demanda corporativa, trata-se de um direito trabalhista, de justiça social e da defesa de uma política que interessa a toda a sociedade, usuários dos serviços de saúde, assim como convoca os gestores em saúde a considerarem os benefícios para o setor, superando a visão imediatista de redução de custos”.

A moção de apelo aprovada foi encaminhada às bancadas com assento na Câmara dos Deputados.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.