Projeto de usina de reciclagem binacional ganha força nos dois lados da Fronteira

Acompanhado de Luiz Pedro “Foguinho”, Dagberto conversou com o intendente Marne…

O presidente da Câmara Municipal, vereador Dagberto Reis, esteve em audiência na manhã de ontem com o prefeito Glauber Lima, tratando, entre outros assuntos, a respeito do projeto de implantação de uma usina binacional de reciclagem de lixo, que viria gerar empregos e renda, tanto em Livramento, quanto em Rivera. O projeto, que é uma antiga ideia de Dagberto, pensada em conjunto com o atual diputado riverense Rubenson Silva, consiste na implantação de uma usina que trabalhe com cooperativas de trabalhadores para a reciclagem.

Em contato com Glauber Lima, Dagberto Reis relatou o resultado de conversa que teve na última quarta-feira com o intentende de Rivera, Marne Osório, a respeito do mesmo assunto. Segundo ele, o Intendente mostrou grande simpatia à ideia e dispôs-se a contribuir de todas as formas possíveis para concretizar esse projeto. “Ele, inclusive, disponibilizará cópias de legislação e de instrumentos legais de âmbito bilateral pertinentes ao assunto”, informou Dagberto, que foi acompanhado na visita à Intendência pelo ex-secretário de Serviços Urbanos e de Habitação e atual chefe de gabinete do vereador Galo Del Fabro, Luiz Pedro Garagorry, o Foguinho.

“O intendente Marne já nos adiantou que tem grande interesse em que o lixo produzido pela população santanense também seja tratado em uma usina de reciclagem de abrangência binacional, que possa ser instalada em Rivera. Com isso, estaríamos deixando de mandar os resíduos sólidos para outras cidades, ainda que estejam localizadas no lado brasileiro, que nada contribuem para a nossa economia, ao passo que, aqui em Rivera, essa atividade, com certeza, irá gerar empregos e renda para riverenses e santanenses, renda essa que certamente vai ajudar a aquecer a nossa economia, nas mais diversas formas de consumo”, explicou o legislador santanense. 

… e foi recebido pelo prefeito Glauber, que garantiu a coleta seletiva e gestões em Brasília

Coleta Seletiva

Como o sucesso desse projeto passa pela implantação da coleta seletiva do lixo, Dagberto conversou sobre o assunto com o prefeito Glauber Lima e com a secretária de Serviços Urbanos, Ana Aseff. “O Prefeito já nos deu garantia de que esse processo deverá ser implantado no município, dentro de pouco tempo. Além disso, também confirmou seu apoio ao projeto e adiantou que vai incluir gestões sobre o assunto em sua viagem a Brasília, no fim do mês, principalmente com base no fato de que já existem legislação e acordos bilaterais a respeito disso, o que poderá facilitar a implantação do projeto”, comemorou Dagberto. Ele acredita na possibilidade de aproveitar o programa de implantação da Cadeia Solidária Binacional do PET, pelo Governo do Estado, para viabilizar o trabalho de organização dos catadores e apoiar a formação de cooperativas de trabalhadores nesse segmento da reciclagem, considerada uma das princiais áreas da economia atual, em todo o Planeta.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.