Quarta-feira, 23/05/2012

Finalmente, a liberação

Diretores da Cooperativa comemoraram o resultado da mobilização, junto com o suplente de vereador Dagberto e o vereador Glauber Lima

Depois de mais de um ano paralisada, a Cooperativa da Fiação e Tecelagem-COFITEC volta a operar nos primeiros dias do próximo mês de junho. Isso será possível, principalmente, porque houve a liberação, por parte da Fundação Estadual de Proteção Ambiental-Fepam, para que a empresa possa retomar suas atividades normais e proceder a lavagem da lã que se encontra estocada na sede da cooperativa. Não foi fácil reverter a decisão que suspendeu as atividades durante tanto tempo, o que representou dificuldades diversas para as dezenas de cooperativados que dependem dessa empresa. É um fato a ser comemorado, com certeza. O suplente de vereador Dagberto Reis é um dos mais entusiasmados. No período em que esteve na Câmara, foi um dos principais articuladores da reativação da cooperativa, envolvendo nessta luta diversas lideranças petistas, como Glauber Lima, que quando esteve no governo do Estado participou de todas as negociações que culminaram na construção da estação de tratamento de efluentes, o que habilita a Coofitec a voltar a trabalhar.

Rede de apoio

Além de Dagberto Reis e Glauber Lima, várias outras lideranças também se envolveram diretamente nessa articulação, a exemplo da ex-senadora e ex-deputada Emilia Fernandes, que atua na secretaria executiva do Codesul, e ainda Carlinhos Fernandes e Carlos Henkin, da Secretaria de Planejamento do Estado, a equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento, Ana Yebra, Gonzalo e Miguel Angelo Pereira, e as empresas para as quais a Coofitec presta serviços.

Novos números

Sem dúvidas, a soma de esforços das lideranças petistas e de outras legendas foi extremamente importante na construção dos caminhos para que a Coofitec fosse recuperada, mas Dagberto Reis destaca – com toda razão – também a garra dos 30 funcionários que, liderados pela presidente Vera, não esmoreceram e lutaram pela reativação da empresa. Agora, a Coofitec deverá gerar em um primeiro momento 50 empregos, o que representa a contratação de mais 20 pessoas, além de atender mais de uma centena de artesãos em Livramento, que dependem da lavagem da lã para poderem elaborar e comercializar os seus produtos.

Vagas para ginecologistas

Cobrado por diversas mulheres, lideradas pela conhecida Alva Mariana, “Bita”, sobre a falta de ginecologistas para o atendimento de mulheres em Livramento, em especial das gestantes, o vereador Batista Conceição, do PSB, procurou o secretário Valmir Silveira para pedir informações. Silveira reconheceu a dificuldade, justificando a falta desses especialistas na cidade e na região. Contudo, informou que os médicos-clínicos estão aptos a realizarem esse atendimento no pronto-atendimento e disse que há também, no CHS, um profissional que atua no Programa Saúde da Mulher. Além disso, informou que pretende, no início do mês de junho, contratar uma equipe de ginecologistas para atender no PAM e também treinar enfermeiras-padrão para trabalharem sob a coordenação de médicos-clínicos nessa área.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.