Vinícola Salton consolida presença em Sant’Ana do Livramento

Nova unidade da vinícola está sendo construída na região, e estimativa é de que R$ 45 milhões sejam investidos nos próximos sete anos

A Vinícola Salton, com mais de 100 anos de tradição no mercado de vinhos e espumantes, segue seu projeto de expansão e investe fortemente na cidade de Sant’Ana do Livramento (RS). Ao todo, a empresa pretende aplicar R$ 45 milhões na Fronteira Oeste nos próximos sete anos, através do cultivo de 450 hectares de vinhedos próprios. O projeto também inclui a instalação de uma unidade local, que será responsável pelo beneficiamento de uvas da região. Atualmente, em um total de 110 hectares de terra, já foram plantadas as variedades Chardonay e Pinot Noir, utilizadas principalmente na elaboração de espumantes e vinhos finos.

“A previsão é que, a partir do segundo semestre de 2012, iniciemos os trabalhos naquela região e que, até 2014, a estrutura esteja apta para atividade. Nos próximos três anos, o objetivo é contar com 450 hectares de terra já cultivados”, explica o presidente Daniel Salton. Entre os investimentos já concretizados, está a aquisição de autoclaves e tanques de tecnologia italiana, feitos de aço inoxidável e considerados sustentáveis e responsáveis ecologicamente. Os aparelhos adquiridos são os mesmos já encontrados na unidade de Bento Gonçalves e permitirão uma produção de vinho completamente automatizada em Sant’Ana do Livramento. Entre os destaques das máquinas adquiridas, está uma prensa de uvas da região de Champagne, na França. “Ainda uma novidade no País, o dispositivo é capaz de extrair o suco da uva com delicadeza, algo que reflete diretamente na qualidade final dos vinhos e espumantes”, comenta o diretor-técnico da Salton, Lucindo Copat. Dentre os motivos que levaram à instalação da unidade na região, Copat aponta alguns diferenciais. “As uvas não precisarão ser mais transportadas por longas distâncias, o que torna a matéria prima mais sadia, centraliza o processo e gera a possibilidade de elaboração de vinhos e espumantes diferenciados”, esclarece. A nova unidade da Vinícola Salton também será dedicada ao recebimento e vinificação das uvas de parceiros da região, atingido produtores de cidades como Bagé, Pinheiro Machado e Dom Pedrito.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.