A História da Praça Internacional

Na manhã de sexta-feira, dia 11, foi realizado evento na Sala Cultural, alusivo à “Comemoração do Parque Internacional”, contando a história da Praça por Nelson Ferreira, autor do Manuscrito que deu Origem ao livro “A História da Praça Internacional”.

Editado pelo Rotary Integração, na pessoa da Simone Loss, uma apoiadora incondicional do resgate histórico da Praça, o material já é reconhecido como importantíssimo no resgate da história do maior sinônimo da integração na Fronteira Sant’Ana do Livramento e Rivera, dividindo Brasil e Uruguai apenas por uma linha imaginária.

A comissão Binacional de Cultura, da 1ª Conferência Binacional de Cultura, tirou como demanda unânime o fomento à preservação do patrimônio cultural material e imaterial contido nesse símbolo universal da nossa Fronteira, a Praça Internacional, e da necessidade de comemorar seu aniversário de fundação.

O projeto de divulgação da história do Parque na rede Municipal e Estadual de Ensino, das Escolas brasileiras e uruguaias, tem o objetivo de sensibilizar as crianças e os adolescentes a tornarem-se guardiães da cultura materializada e imaterializada, através de todo o contexto cultural e seus significados ao nosso povo fronteiriço, sendo essa a única Praça Mundialmente construída em ambos territórios.

Jaqueline Kovalick, uma das incentivadoras do projeto, lembra que no mês de fevereiro esteve fazendo a acolhida dos participantes em nome da comissão binacional de cultura, e disseminando a promoção da cultura através de eventos educativos, um pouco da história da Comissão e dos avanços já alcançados através do despertar do sentimento de pertencimento a essa fronteira geminada, e toda manifestação cultural latente em cada pessoa. Para o dia 18 de maio, já está programada mais uma agenda deste projeto, em evento que ocorrerá no Núcleo de Estudos Fronteiriços.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.