ASPES COMEMORA HOJE 50 ANOS DE HISTÓRIA

Associação santanense de pró-ensino superior está viva e atuante em parceria com a Urcamp

Presidentes Júlio Alberto Campos e Benjamim Vieira Junior: “ASPES viva e atuante”

A pioneira no ensino superior de Livramento nasceu em 11 de abril de 1964 e comemora hoje 50 anos de história. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Benjamim Vieira Junior, havia um receio da comunidade de que os jovens que estudavam até o ensino médio não continuassem sua vida acadêmica. A ASPES nasceu nesse contexto e trouxe para Livramento um pioneirismo no ensino.

Júlio Alberto Campos, presidente do Conselho Consultivo Superior, disse em entrevista que a ASPES continua viva e atuante dentro dos seus limites. A colaboração que recebeu da comunidade se reflete em agradecimento até hoje. “Ela foi o início do marco de uma caminhada e com certeza contribuiu imensamente para a comunidade”.

Presidente atual do conselho deliberativo, Benjamim Vieira Junior: “A ASPES foi muito importante para Livramento”.

Benjamim Vieira apresentou uma edição especial de aniversário elaborada em 1979, depois de 15 anos de história da ASPES e relatou orgulhoso, feitos da primeira instituição de ensino superior na cidade, da qual também foi aluno no curso de Ciências Contábeis.

A ASPES, apesar de criada em 1964, só veio a ter seu primeiro curso em 1969, Ciências Contábeis. A aula inaugural foi dada pelo Ministro da Educação do Brasil, Tarso Dutra, um marco importante na história. A primeira turma da ASPES se formou em 1972. O segundo curso da Associação foi Pedagogia, implantado em 1970.

O presidente Benjamim conta que foi uma luta grande trazer a faculdade, foi preciso movimentar políticos, pessoas importantes e a cidade não tinha tradição, “fazer um quadro de docentes foi muito complicado, mas tinha que começar de alguma forma” e lembra que a ASPES nasceu ainda com o apoio da ACIL e do Colégio Santanense.

Em 1991 começou a dificuldade da Associação em conseguir novos cursos superiores, foi quando o convênio com a Urcamp se tornou um atrativo para manter viva a história da ASPES e o ensino superior de qualidade para a cidade.

A Urcamp assumiu a administração sobre os cursos de graduação, mas o patrimônio continuou pertencendo a ASPES. Quanto à administração do acervo do Museu, este é feito em conjunto com a diretoria da ASPES. “Um verdadeiro tesouro da arte moderna”, comentaram Benjamim e Júlio. Todos os conselheiros e membros da diretoria trabalham sem remuneração, apenas por amor ao ensino e a história da educação e da cidade.

No acervo no museu da ASPES/Urcamp estão várias obras nacionais importantes como “O Cangaceiro” de autoria de Cândido Portinari.

Na Pinacoteca há, entre outras, obras de Rodolfo Amoedo, Castagnetto, Di Cavalcanti, Osvaldo Goeldi, Lasar Segall, Portinari, Djanira e Tarsila do Amaral.

Considerada, entre as coleções particulares, a segunda maior do país, perdendo apenas para a coleção de Cândido Portinari no Rio de Janeiro (RJ), a coleção “Maluh de Ouro Preto” é composta por 150 obras nacionais.

O museu é aberto à comunidade em geral e recebe visitas programadas.

A ASPES fará hoje a noite um jantar comemorativo com os conselheiros da Associação no Plaza Verde a partir da 20h30 e tem por objetivo festejar o aniversário da entidade e confraternizar com os convidados o pioneirismo da educação superior no município.

 Processo Seletivo de Inverno

Foi definido o Calendário de provas e datas de inscrições para o Processo Seletivo de Inverno 2014. Os interessados a uma graduação em um dos 20 cursos oferecidos pela Urcamp precisam ficar atentos. O prazo de inscrições acontece de 2 a 6 de junho pelo site da Universidade, no www.urcamp.tch.br.

A prova será realizada no dia 8/6, domingo. Nos dias 10 e 11/6, serão feitas as publicações dos classificados na prova de redação/vestibular e as matrículas dos suplentes.

A partir do dia 23/6 até o dia 15/7, o Processo Seletivo será realizado por agendamento na própria Universidade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.