Os desbravadores de Livramento

Vendo no jornal o relato da missão empresarial de abnegados empresários santanenses em recente visita ao Chile, foi que resolvi fazer uma pesquisa sobre os nossos desbravadores. Todos sentimos que há certa carência de convicções para negócios hoje em dia, ou seja, pessoas de vanguarda que pensem num desenvolvimento autossustentável para o nosso município.

Por exemplo, o quanto que nos marcaram pela disposição de ser pioneiro neste tão querido chão, como os senhores: – Augusto Pereira de Carvalho (1841/1925), homem de visão patriótica, idealista, foi o 1º brasileiro a importar gado de raça da Inglaterra para cruzar com o nosso gado crioulo. – Hector Alvarez, devido a sua dedicação ao trabalho, em 1907 tornou-se proprietário e próspero comerciante de uma casa mercantil de referência na região. – De um simples negócio de secos e molhados, o Sr. Thomaz Albornoz, quando praticamente adolescente em 1908 criou a maior casa exportadora de produtos da pecuária da região que depois se tornou no ex-lanifício. – Os irmãos Vitélio, Luiz e Jerônimo Gazapina fundaram aqui em 1908 a Cervejaria Concórdia, seus produtos foram premiados em Torino na Itália. Eram altruístas, entre as inúmeras doações às entidades assistenciais como a Santa Casa, estava à obra da Creche Santa Elvira e até um terreno central para a construção do Teatro Municipal. – Carlos Alberto Schuler, o 1º despachante aduaneiro em 1918, foi de gerente do jornal O Republicano a tradutor oficial desta cidade. – Em 1919, em uma sala da Intendência Municipal o Sr. Antonio Guerra, por aclamação, iniciara ali a fundação a Associação Rural de Santana do Livramento. – A ACIL teve seu prédio, o Palácio do Comércio, inaugurado 30/01/1954 e presidente neste tempo o Sr. João Carlos Brenner, mas sua origem mesmo está relacionada com a criação do Centro Comercial de Livramento datado em 02/09/1891 e teve como 1º presidente o Sr. José F. da Costa, de 1927 a 1928. – Em 1944, em plena crise da pecuária gaúcha, pecuaristas liderados por João Souto Duarte, Cândido Ribeiro Borba, Licurgo Guerra entre outros e tendo como 1º presidente Henedino Silveira, fundaram a Cooperativa de Carnes e Derivados. Neste mesmo ano iniciaram uma das maiores organizações cooperativas de lã do Estado sob a presidência de Cândido Ribeiro Borba. – O Dr. Hugolino Andrade, idealista instalou aqui em 1939 seu próprio instituto de radiologia que brilhantemente o modernizou com tecnologia de ponta, era respeitado internacionalmente sem sair de sua terra natal. E assim, todos estes senhores marcaram esta cidade com suas abençoadas existências pela capacidade para exorbitar e até de garantir o pão na mesa da atual geração.

Quanto ao nosso futuro, finalizo escrevendo na língua em que os empresários mais entendem, de que a esperança é uma promissória de felicidade, e, enquanto não é protestada, tem sempre valor garantido em qualquer praça do mundo. Como no belo exemplo do seu Fued Chein, que com quase 100 anos de idade, não desiste nunca.

Carlos Alberto Potoko

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.