Sebrae cumpre mais uma etapa nos bairros

Objetivo é aproximar a entidade aos empreendedores da periferia e mostrar que o Sebrae é voltado para todas empresas

Gestor de Projetos do Sebrae, Edson Linhares, destaca a importância de ajudar empreendedores nos bairros

Numa iniciativa do Sebrae Campanha e Fronteira-Oeste, está sendo desenvolvido nos principais municípios da região um projeto denominado Sebrae no Bairro. O objetivo, segundo o gestor de Projetos do Sebrae Edson Linhares, é aproximar a entidade aos empreendedores que residem na periferia e muitas vezes não se vêem como clientes do Sebrae por acreditar que o trabalho é voltado para grandes empresas, quando na verdade é justamente o contrário. “O Sebrae está para os micro e pequenos empresários, a razão de existir de nossa entidade”, enfatiza Linhares.

A linha mestra do projeto é levar informação quanto as vantagens da formalização, através do Empreendedor Individual -se for o caso- ou através de outros enquadramentos disponíveis.

“Percebemos que muitas vezes o empreendedor opera em sua empresa, sem muita perspectiva de crescimento por desconhecer “ferramentas de gestão” que podem auxiliá-lo nessa evolução e desenvolvimento” – ressalta Linhares, destacando que a não diferenciação entre o que é recurso da empresa e o que é recurso próprio do empreendedor é um dos erros mais comuns verificados no meio. “Quando isso não está definido, não é possível calcular lucratividade e perceber a evolução e desempenho da empresa”, enfatiza.

Segundo o gestor, muitas vezes o empreendedor se socorre de linhas de crédito com altos juros, por não dispor de um fluxo de caixa organizado, para que possa saber assertivamente quando e quanto de recursos poderá comprometer numa determinada compra de produtos. “Identificar possíveis novos clientes, criar uma campanha promocional correta, conhecer e ter um processo de comunicação com seus clientes são ações que podem fazer a diferença em seu negócio e gerar um resultado diferenciado”, observa.

A ação, segundo Edson Linhares iniciou em Livramento após reunião com a União das Associações de Moradores (Unamos) e Associações de Moradores que foram convidadas para uma reunião de explanação do Projeto e validação de um cronograma de realização.

A segunda etapa ocorreu no sábado, no Salão Paroquial da Vila João Souto Duarte quando Linhares ministrou uma palestra de apresentação do projeto e o técnico Leandro Policarpo explanou sobre a Lei e os benefícios do Empreendedor Individual.

“Após o evento tivemos empreendedores que atuavam na informalidade buscando informações e dando encaminhamento para a formalização. Esse é nosso objetivo, trazer informação e numa ação concreta mudar a realidade que esses empreendedores atuam, para que possam progredir em seus empreendimentos e também um atendimento diferenciado a seus clientes”, argumenta.

A próxima etapa ocorrerá através de capacitação (Palestras Gerenciais, Cursos, Seminários…) no bairro para oportunizar conhecimento de ações simples, porém positivas em gestão empresarial. “Estou otimista pelo resultado promovido, creio que dessa forma, estamos cumprindo nossa missão de estimular o empreendedorismo e criar condições de melhor competitividade entre as micro e pequenas empresas de nosso município”, conclui Edson Linhares.

 

 

Você pode gostar também de:

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.