Jantar celebrará um ano da Casa do Artesão

José Heitor Goularte, Ana Veber, Jorge Elesbão, Luiz Augusto Lara, Solimar Charopen, Robson de Ávila e Jacy Dargélio

Domingo, 4 de dezembro, será realizado um jantar comemorativo ao primeiro ano da Casa do Artesão, espaço específico instalado junto à sede do Sine-FGTAS. Será no CTG Fronteira Aberta, a partir das 20h30, com cardápio constando de churrasco (gado e galeto), arroz e saladas.

O presidente da Associação Gaúcha dos Artesãos do Sul (Agasul), Jorge Elesbão, confirmou ontem pela manhã que estará presente representação da Secretaria de Estado do Trabalho, bem como da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social, já que, além de celebrar um ano de local para venda de artesanato típico regional e informações turísticas, o evento também marcará o lançamento do I ArteShop – Festival Regional do Artesanato e da Economia Solidária, outro evento promovido pela Agasul – no período de 18 a 24 de dezembro. “Também estaremos celebrando os primeiros seis meses de atuação da nossa associação” – refere ele.

Com a aquisição do ticket – que estão sendo comercializado a R$ 10,00, segundo Elesbão, a pessoa terá direito a concorrer a uma peça de artesanato ao longo da noite. “Os artesãos associados da Agasul produziram peças para, durante todo o evento, brindarem o público que comparecer. E, como não poderíamos deixar de fazer nossa parte, estamos também pedindo um quilo de alimento não perecível para cada aquisitor de ingresso, pois destinaremos esses alimentos a instituições beneficentes” – complementa.

Artesanato regional será um dos focos do ArteShop

ArteShop

O experiente artesão Dario Madero, um dos principais colaboradores da Agasul, fez referência, ontem à tarde, sobre a organização do I ArteShop – Festival Regional do Artesanato e da Economia Solidária, evento criado pela Agasul que já conta com integral apoio do município, por intermédio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Turismo, entre outras pastas e autarquias santanenses. “Estamos no aguardo das confirmações de parte do Estado, pois a ideia central é fomentar, de forma simultânea, dois segmentos importantes – o artesanato e a agricultura familiar. Jorge Elesbão, acompanhado do diretor titular da Delegacia Regional do Trabalho, Solimar Charopen, manteve contatos na capital gaúcha, entre os quais audiência com o presidente da FGTAS, José Heitor Goularte e com o secretário do Trabalho, Luiz Augusto Lara. “Fomos muito bem recebidos e nossas demandas foram acolhidas pelas duas autoridades, o que nos faz crer que a parceria que propusemos para o I ArteShop seja duradoura para outros eventos, dado o interesse do presidente Goularte e a valorização que percebemos nas palavras do secretário Lara” – disse. Nas duas audiências, ele esteve acompanhado pelas artesãs Jaci Dargélio, de Livramento, e Ana Veber, de Caçapava do Sul, além de Charopen e do coordenador da agência FGTAS/Sine de Livramento, Robson de Ávila.

“Em âmbito local, reconhecemos que tanto a coordenação do Sine-FGTAS, quando o prefeito Wainer, o secretário Ney, do Turismo e suas respectivas equipes, não têm medido esforços no sentido de apoiar esta iniciativa que, mais do que uma ideia da Agasul, é um evento da comunidade local” – disse. Lara, inclusive, deixou claro que pretende ser parceiro nas iniciativas do interior gaúcho, aceitando a sugestão de o Estado proporcionar um dia de cidadania, com a confecção de carteiras de artesão, entre outros documentos.

Jacy Dargélio, da diretoria da Agasul, informou que está sendo avaliada a participação dos artesãos ligados à entidade na Feira dos Municipios, na Assembleia Legislativa, bem como as atividades realizadas em Caçapava do Sul, nesta semana.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.