Inicia nesta quinta-feira o 4° Armazém Literário

Evento estende-se até o próximo domingo e cronograma trará grandes atrações à comunidade

Contação de histórias é uma das atividades que mais atrai público ao evento

Organizado pela Associação Amigos do Livro de Sant’Ana do Livramento/Biblioteca Comunitária Paulo Cesar G. Guggiana, o 4º Armazém Literário e 4º Bolicho Literário deve movimentar a comunidade do Parque São José, nos próximos dias 3, 4, 5, e 6 de maio. O evento será realizado na comunidade onde a biblioteca fica localizada, com a intenção de descentralizar as atividades. A atividade vem sendo prestigiada cada vez mais, com a realização de eventos de grande porte. Segundo o presidente da entidade, Jorge Silva dos Santos, foram convidadas entidades culturais, livrarias da cidade e região, artistas plásticos, músicos, poetas e escritores da região da Fronteira, além de veículos de comunicação e escolas da rede estadual e municipal de ensino e também universidades. O evento é Binacional, integrando poetas, escritores, entidades e comunidade de Livramento e Rivera. Santos destaca que “a realização destes 2 eventos culturais de forma simultânea visa congregar e divulgar o livro como fonte de conhecimento, unindo a comunidade com os expoentes da cultura em suas diversas manifestações, com ênfase nos poetas e escritores de todos os segmentos”. Esta edição difere da versão anterior, pois está focada no público da periferia da cidade.

Objetivos

Jorge destacou que entre os objetivos da atividade cultural estão os desafios de fomentar a leitura e a formação de leitores, divulgar talentos da Fronteira, entre eles escritores – poetas e músicos -, proporcionar oportunidade de contato com livro, desenvolver o hábito da leitura, unir conhecimento, lazer e entretenimento através do acesso irrestrito ao livro, dinamizar a cadeia produtiva do livro, com realização de oficinas de criação, valorização dos talentos e as vocações artísticas de nossa Fronteira, e motivar e inserir os diferentes empreendedores e comerciários dos diferentes bairros da comunidade em atividades culturais, valorizando-os.

Sant’Ana do Livramento é riquíssima na área cultural, e muito precisa ser conhecido e explorado nessa área. A leitura e manuseio dos livros é uma forma efetiva de se chegar ao conhecimento dessa riqueza, exploração e disseminação para além fronteiras.

Programação

A programação do evento inicia às 10h da manhã desta quinta-feira. A abertura oficial das atividades terá a apresentação da fanfarra do 7° RCMec e também a apresentação dos apoiadores do evento. Na parte da tarde, a partir das 15h, acontece uma exposição de livros da livraria Ebenezer, além de um sebo, na biblioteca comunitária Paulo César Guggiana. Está prevista a realização de uma “Contação de Histórias”, por parte do grupo Maturidade Ativa do Sesc, e ainda mais duas atividades: a visitação escolar e da comunidade e o projeto Economia Solidária, desenvolvido pelos integrantes do projeto Tchê. Às 16h, acontece o Sarau Artístico e Literário no palco principal do evento, com a apresentação de vários talentos da Fronteira. As atividades do dia finalizam com o projeto “Escritor na Comuinidade”, com o lançamento da obra “Escritores Santanenses do Passado”, de Geraldo Mastella, Patrono do evento. A continuidade da programação do evento será divulgada nas edições subsequentes de A Plateia.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.