Domingo, 29 de Abril de 2012

Acima da vontade oficial

Momento emblemático: já no primeiro dia, a Campereada Internacional recebe grande número de visitantes

 

Chova ou faça sol, com dinheiro ou sem dinheiro, com estrutura ou sem ela, o público consagrou a Campereada oficial de Sant’Ana do Livramento como a grande oportunidade para a demonstração do arraigado telurismo que caracteriza o povo fronteiriço. Além dos gaúchos e gaúchas residentes em Livramento e região, amantes do tradicionalismo de várias cidades gaúchas e até de outros estados se deslocam para cá nesses cinco dias do evento. Quem está na Campereada Internacional busca lazer, busca resgatar o modo simples e tradicional da campanha gaúcha – simbolizada pela franqueza na convivência, hospitalidade aos visitantes, a rusticidade poética dos afazeres diários, como a lide no campo, o preparo das refeições em um fogo de chão, a arquitetura simples da “cidade de lona”, enfim. Óbvio que gosta de um pouco de conforto – como sanitários organizados e limpos, boa área de estacionamento, segurança, fornecimento de energia elétrica e de água, acesso eficiente… O mesmo que buscam os turistas que se quer atrair para cá, em resumo. É tão pouco, mas mesmo assim não se consegue transformar a Campereada na grande atração turística que se quer para a Fronteira. A Campereada vai continuar acontecendo porque os gaúchos e gaúchas gostam e querem. Otimizar um evento que já é sucesso, então, é apenas questão de vontade dos gestores.

Impressões de viagem

A Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL promove na próxima quarta-feira, 2, na edição de maio do evento “Conta Quem Faz”, a apresentação das informações a respeito da zona franca de Iquique, no Chile, coletadas pelos participantes da Missão Empresarial organizada pela entidade àquele país, de 16 a 22 deste mês. No evento, que acontecerá a partir das 19h30, no auditório da ACIL, no 4° andar do edifício Palácio do Comércio, os integrantes da missão vão relatar aos empresários interessados os detalhes dos contatos feitos e repassar as informações recebidas no Chile. A reunião tem entrada franca a todos os empresários e demais interessados nas informações sobre a possibilidade de negócios com operadores da zona franca, um grande entreposto de mercadorias importadas de todas as partes do mundo para os países da América Latina.

PTB em nova sede

Representantes do Movimento conversaram com o Dr. Vieira

 

Concorrida e atribulada a solenidade de inauguração da nova sede do PTB, na manhã de ontem. Apesar de marcada para as 11h, a solenidade começou, na verdade, já no início da tarde e teve o prestígio do ex-senador Sérgio Zambiasi, do presidente do partido, Luis Augusto Lara, e de deputados estaduais do partido, além de representantes do PT, PR, PSC e PDT locais.

Ainda sobre o sangue

A próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde, após o feriado do Dia do Trabalhador, poderá ser decisiva para a mobilização iniciada pelos partidos integrantes do Movimento Por Livramento em favor da utilização do banco de sangue local para abastecimento da Agência Transfusional, que será montada para dar suporte à UTI Tipo 2 do hospital Santa Casa. Coordenadores do Movimento já estiveram reunidos com integrantes do Conselho para discutir o assunto. O grupo de partidos é contra a utilização do Hemocentro de Alegrete para abastecer a Agência, tanto em razão da logística difícil – são cerca de 200 km de distância, o que complica principalmente em momentos de urgência/emergência – quanto pelo fato de existir em Livramento serviço nessa área com qualidade igual ou até superior. Recentemente, representantes do Movimento conversaram sobre a questão também com o provedor da própria Santa Casa, Carlos Alberto Vieira, que manifestou posição bastante simpática à causa, segundo relata o presidente do Partido Verde, Claudio Milan, que participou do encontro. O grupo convidou Vieira para um outro encontro, desta vez durante reunião do CMS. A ideia é tirar uma posição conjunta que tenha a homologação do Conselho Municipal de Saúde.

Semana

Esta próxima semana poderá ser decisiva para o processo de votação, na Câmara de Vereadores, das contas do Executivo Municipal  com relação ao Exercício de 2007. O parecer do vereador Claudio Coronel, recomendando a desaprovação das contas do Chefe do Executivo e a aprovação das contas do então vice-prefeito Estoécel Santanna, já ganhou forma regimental de projeto de Decreto Legislativo. A votação poderá acontecer na quarta–feira, após uma aguardada manifestação do próprio Prefeito aos vereadores.

Número

O número mínimo de sete votos necessários para a rejeição do projeto de Decreto Legislativo, que desaprova as contas do Prefeito e aprova as do então vice de 2007, ainda representa uma dor de cabeça para a base governista. Aparentemente, caso o PTB acompanhe os votos do PSB, PDT e PSD, os sete votos estariam garantidos – com uma única dúvida que seria o voto de Bernardo Fontoura, do PDT. Caso a votação não ocorra nesta semana, a base ainda poderá ter um fato a seu favor: o julgamento da ação de devolução de mandato que o PTB move contra Claudio Coronel, do PMDB. Caso ele seja condenado, a base poderá contar, também, com o voto do suplente, escapando da “dependência” do sétimo voto.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.