Tarde de campo enfoca alternativas de alimentação para bovinos de leite

Produtores e técnicos realizaram avaliações e, após constatações, abordaram alternativas específicas para produção de matéria verde

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Sant’Ana do Livramento realizou uma Tarde de Campo na propriedade do produtor Dari Márcio Gonçalves de Almeida, no Carajás. O evento foi realizado no dia 18 de abril de 2012 e contou com a participação de produtores de leite integrantes da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Sant’Ana do Livramento-Applesa e da Associação dos Criadores de Gado Leiteiro e Produtores de Leite de Sant’Ana do Livramento e representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento-SMAPA. A informação é da chefe do escritório Lisiane da Silva Schlick.

A representação do escritório local, além de Lisiane, foi composta pelos técnicos Fábio Eduardo Schlick, Mário Gonzalez e Dolines Bergara Mezera.

A Tarde de Campo tratou sobre a utilização de Sorgo Sacarino e Mandioca na alimentação de bovinos de leite.

Segundo os técnicos, a semente de Sorgo Sacarino, oriunda do Programa de Avaliação de Plantas para a produção de Etanol, foi repassada ao escritório local pelo assistente técnico de extensão Alencar Paulo Rugeri e foi plantada no mês de novembro, junto com o milho. “A cultura do milho não resistiu à estiagem e precisou ser replantada” – informa Lisiane. De acordo com ela, na tarde de 18 de abril, foi feito um corte na planta (sorgo), sob observação de todos os produtores, para estimativa da produção de matéria verde, com produção de 69 ton/ha. Foi medido também o grau Brix. A mandioca foi plantada pelo produtor para a venda de raiz no comércio local e utilização na propriedade.

Participantes da tarde de campo com a matéria enrolada em um tubo plástico

Os técnicos fizeram a avaliação e deram sugestões ao produtor, inclusive para o aproveitamento da rama para alimentação animal. A seguir, dando continuidade ao programado para a Tarde de Campo, foi cortada uma área da cultura e feita a demonstração de método de silagem de mandioca. “Mediu-se a produção de 70 ton/ha” – confirma Lisiane Schlick.

As duas culturas, Sorgo Sacarino e Mandioca, foram armazenadas em tubo plástico na forma de silagem para posterior avaliação bromatológica e repasse das informações aos produtores.

Na oportunidade, foi destacado que estas culturas apresentam alta adaptação à ocorrência de estiagem e apresentadas como alternativas de produção de forragem no trabalho com bovinos de leite. No caso específico da mandioca, a rama normalmente é desperdiçada nas propriedades.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.