Semana da Alimentação registra 3 eventos

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro, no entanto, a região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé já começou as atividades alusivas à Semana da Alimentação.

O tema oficial deste ano, anunciado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), é Sistemas Alimentares Sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutrição.

Em Sant’Ana do Livramento, a primeira atividade foi no dia 11, tendo continuidade nos dias 16 e 18 deste mês. O primeiro evento foi uma oficina de agroecologia. Os dois próximo são inerentes ao Encontro de Merendeiras Municipais: Cozinhando com o Chef (palestras e oficinas) e Arroz com Leite, a serem desenvolvidos a partir das 9h e das 15h, respectivamente. O evento inicial ocorreu no Núcleo de Estudos Fronteiriços, e o Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho sediará os dois últimos.

As atividades variam nos 20 municípios que compõem a região administrativa de Bagé, mas o foco central é a segurança alimentar e nutricional, com ênfase no reaproveitamento de alimentos. As ações incluem cursos, demonstração e degustação, oficinas, palestras, fóruns e excursões.

Segundo a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Jacqueline Bragança, as principais ações estão voltadas ao aproveitamento, melhorando a conservação – com a produção de compotas e conservas – e a diversificação dos alimentos.

Além disso, o trabalho da Emater/RS-Ascar foca-se na educação alimentar com as famílias rurais e também merendeiras. Jacqueline destaca que estas profissionais são peças importantes na alimentação escolar.

As oficinas e palestras sobre alimentação também valorizam produtos locais. “É preciso respeitar os hábitos culturais e valorizar, também, os alimentos produzidos na propriedade familiar”, afirmou. As oficinas de aproveitamento utilizam carnes, frutas e hortaliças.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.