Um adido de origem fronteiriça recebe comitiva santanense no Chile

Diretor de promoção comercial da Embaixada brasileira garante apoiopara contatos do grupo de empresários na visita à Zona Franca de Iquique

Uma grata e estimulante surpresa marcou o primeiro dia da viagem dos empresários santanenses que integram a missão empresarial organizada pela Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL ao Chile, nesta segunda-feira. Ao descer no aeroporto da capital chilena, Santiago, o grupo foi recepcionado por representantes da Embaixada Brasileira no país e acompanhado à sede da representação do Governo Brasileiro em Santiago, onde foi recebido pelo diretor de Promoção Comercial, de Investimentos e de Turismo, Maurício Bernandes, e pela assistente consular Rejane Leite, que no início de maio estará assumindo como vice-cônsul no Consulado Geral do Brasil em Rivera.

O grupo chegou a Santiago por volta das 14h30, em vôo proveniente de Montevidéu. Na reunião na Embaixada Brasileira, os empresários explicaram a Maurício Bernandes e a Rejane Leite os motivos da viagem ao Chile e ouviram do adido de Promoção Comercial, de Investimentos e de Turismo, a disposição de auxiliar nos contatos com lideranças comerciais e alfandegarias ligadas à zona franca de Iquique, localizada no norte do país e que funciona como principal entreposto de importação e exportação para a América Latina. O grupo teve duas surpresas positivas: além da confirmação da promoção de Rejane Leite para o vice-consulado em Rivera, também o adido Mauricio Bernandes informou que possui laços muito fortes com a fronteira, uma vez que sua mãe é natural de Uruguaiana e ele visitou muitas vezes e conhece bem a região.

Reunião na Embaixada

Ao total, 20 empresários de Livramento integram o grupo que participa da missão empresarial ao Chile. A viagem é uma iniciativa da ACIL, com o objetivo de proporcionar aos empresários um primeiro contato com a Zona Franca de Iquique e com os operadores de importação e exportação, visando com isso já entabular futuros negócios, considerando a possibilidade bem viável da aprovação do projeto que cria free shops em cidades brasileiras de fronteira com países do Mercosul, a exemplo de Sant’Ana do Livramento.

Às 21h30 de ontem, o grupo embarcou rumo a Iquique, distante 1.600 km de Santiago, onde às 11h de hoje já terá a primeira reunião com administradores da Zona Franca. A viagem terá, ainda, dois dias de contatos na região, antes que o grupo retorne a Santiago, onde a Câmara de Comércio Brasil-Chile organiza outros contatos com empresários chilenos. A rádio RCC FM está acompanhando todos os detalhes da visita empresarial. Ontem, durante todo o dia, a equipe da RCC FM e jornal A Plateia fez participações na programação da emissora, informando todos os detalhes da viagem aos ouvintes e leitores, em tempo real.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.