Domingo, 15 de Abril de 2012

Mobilização pelo sangue

Dirigentes e filiados dos partidos integrantes do Movimento por Livramento doam sangue para ajudar o serviço no município

Os partidos integrantes do chamado Movimento por Livramento entraram de cabeça na luta para que a agência transfusional que será instalada na Santa Casa – para dar suporte à Unidade de Tratamento Intensivo Tipo 2 que está sendo construída no hospital – utilize a estrutura de laboratórios locais para a captação e o armazenamento de sangue. Recentemente, chegou-se a aventar a possibilidade de que a agência funcionasse com os serviços do Hemocentro de Alegrete, em razão da política de referências regionais em saúde pública, mas a mobilização da sociedade parece ter provocado uma revisão nessa pretensão. Não sem razão a preocupação das lideranças locais, afinal de contas, o custo operacional da utilização do banco de sangue instalado em Alegrete ficaria, sem dúvidas, muito mais alto do que o custo da utilização do banco de sangue já existente em Livramento. Os partidos do Movimento por Livramento lembram com razão que, venha de onde for, o sangue utilizado pela UTI da Santa Casa será pago no mesmo valor e que não existe motivação justificável para a preferência pelo sangue trazido de Alegrete ou qualquer outra localidade. Mais ainda, nas razões relacionadas pelos representantes dos partidos: ao utilizar o sangue fornecido pelos bancos de sangue locais, o sistema, inclusive, vai estar ajudando na geração de empregos nos laboratórios locais e fortalecendo a rede de saúde em Livramento. Por isso, a luta dos partidos inclui também mobilização dos filiados para que pratiquem a doação de sangue para o banco de sangue local. Essa é uma luta, aliás, que esses mesmos partidos já vêm defendendo desde o fim de 2010, quando uma ação do Cremers levou à paralisação dos atendimentos no hospital.

Oportunidade para opinar

Dagberto acertou com Motta detalhes da mobilização para a etapa de debates


No dia 24 de abril, às 14h, na Sala Cultural, Sant’Ana do Livramento estará sediando a etapa regional do ciclo de debates sobre o orçamento estadual de 2013. O processo de discussão é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, em conjunto com o Fórum Estadual dos Coredes. O primeiro suplente de vereador do PT local, Dagberto Reis, que é delegado do Plurianual na região da Fronteira Oeste, esteve recentemente com o secretário João Motta, tratando da mobilização para o debate, e já começou a fazer contatos para convidar os representantes dos mais diferentes segmentos da comunidade santanense e da região para participar do evento. Dagberto ressalta a importância deste momento de definição da aplicação dos recursos do Estado para que os cidadãos e as cidadãs possam exercer o seu direito de votar nas ações e projetos de interesse da sua cidade e região. Está correto. Essa é a hora adequada para sugerir investimentos e opinar sobre os recursos públicos.

Homenagem à tradição

A Câmara Municipal está preparando uma sessão solene em homenagem aos 30 anos da Campereada Internacional, evento que reúne milhares de pessoas na Cidade da Tradição José Rufino de Aguiar Filho, em Livramento, todos os anos. A Campereada é um dos principais eventos do calendário local e atrai participantes de vários municípios gaúchos e até de outros Estados. A homenagem será realizada na quarta-feira, dia 25 de abril, um dia antes do início da 30ª edição do evento, que neste ano se estende até a terça-feira, dia 1º de maio.

Enquanto junho não chega

As convenções que definirão oficialmente as candidaturas dos partidos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores deverão ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho, obrigatoriamente. Pelo andar das carruagens partidárias, somente depois das convenções é que se poderá realmente ter certeza de alguma coisa. Mesmo partidos cujos integrantes enchem a boca para dizer que já definiram seus caminhos ainda podem ter surpresas. Nada está 100% definido.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.