Ifsul realiza seleção para cursos técnicos na modalidade à distância

Mais de cem candidatos participaram em busca de vagas para os cursos de Agroindústria e Biocombustível

Jose Augusto, Juan Mello e sergio Bastos escolheram o curso de Bio combustíveis

O Núcleo de Educação Técnica e Tecnológica a Distância e Aberta do Instituto Federal Sul-Rio-grandense, campus Pelotas Visconde da Graça, realizou ontem, em Livramento o processo seletivo para os cursos de Técnico em Agroindústria e Técnico em Biocombustíveis, ambas na modalidade à distância, dentro da Rede de Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e- tec Brasil). Mais de 100 pessoas participaram do processo seletivo, que oferece 50 vagas para cada um dos cursos técnicos. A prova de 40 questões apresentou 15 de português, 15 de matemática e 10 de informática. A relação dos aprovados será divulgada nos próximos dias e as aulas iniciam no próximo dia 30 de abril.

 

O curso técnico em Biocombustíveis permite atuar em organizações associativas e cooperativas, entre outras. Os técnicos terão conhecimentos para trabalhar na produção de biodiesel, etanol e combustíveis sólidos, como carvão. A área de atuação é ampla e existe oportunidade em todo o Brasil, como na instalação das usinas eólicas, e indústrias produtoras de biodisel, sendo as mais próximas em Rosário do Sul e Cachoeira do Sul.

O foco do curso técnico em agroindústria é o aproveitamento dos produtos agropecuários da região, bem como o aperfeiçoamento de agroindústrias já existentes, que trabalham com derivados do leite e da carne. A panificação é outro segmento do curso, junto com a elaboração de compotas, doces e outros. “A ideia básica é industrializar com qualidade os produtos da região, sejam por pessoas autônomas ou cooperativas”, observou Grimm.

Hilton Grimm, professor do Instituto Federal Sul-Riograndense- Ifsul, coordenador do processo seletivo, disse ser um simpatizante do ensino a distância, que passou a ter maior credibilidade, a partir do trabalho de instituições sérias.

Os alunos contam com toda a estrutura do Pólo UAB,que funciona junto a Unipampa, professores e tutores.

As amigas e colegas de trabalho vêem nos cursos técnicos uma oportunidade de melhorar salário

Os candidatos

 

Antes do início da prova os candidatos José Augusto de Oliveira Scasso que pretende fazer o curso técnico de biocombustível, gostou do currículo e considera uma oportunidade de especialização. O assessor parlamentar, Juan Mello, 34 anos, fez a mesma escolha e pretende adquirir novos conhecimentos para um futuro profissional. Também, Sérgio Bastos, 39 anos, funcionário público, vê no curso de biocombustíveis uma área de trabalho promissora.

As amigas, Bruna, Andrey Ianysey e Márcia chegaram juntas para o processo seletivo, todas são agentes da campanha contra a Dengue. Além da amizade têm em comum a disposição de estudar para conseguir um melhor salário e viram nos cursos técnicos essa oportunidade. “Meu objetivo é enriquecer o meu currículo e tentar melhor salário dentro da função que exerço” – observou Ianysey Pereira, 23 anos. Para Andrey Garagorry, 50 anos, o curso de Agroindústria, tem uma proposta interessante e os conhecimentos podem ser aplicados facilmente.

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.