Senar gaúcho vai alfabetizar 2 mil trabalhadores do meio rural em 68 municípios com práticas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) começa na próxima segunda-feira (02), às aulas do programa Alfa – Alfabetizando para profissionalizar. Cerca de 2 mil alunos em 68 municípios gaúchos serão beneficiados com 210 horas de prática em alfabetização para posteriormente, participar de cursos profissionalizantes na área de saneamento básico e nutrição. “É um programa completo, que oferece desde a educação básica até o primeiro curso de capacitação profissional para o trabalhador ou produtor do campo.” – explica o superintendente do Senar, Gilmar Tietböhl. Esta é a 12ª edição do programa Alfa no Rio Grande do Sul, que já beneficiou mais de 17 mil pessoas com a oportunidade de inclusão através da alfabetização seguido de treinamentos de capacitação profissional, também oferecidos pelo Senar.

Pelos resultados de sua atuação, em 2011 o programa foi agraciado com o prêmio Top de Marketing ADVB na categoria responsabilidade social. Na última etapa do programa, os alunos participarão do curso de Saneamento Rural Básico, através do qual aprendem sobre controle de doenças, armazenamento, preservação da água e compostagem, e do curso de Aproveitamento Integral de Alimentos, que ensina a utilizar os nutrientes de cascas, folhas e sementes para uma alimentação mais saudável. As ações do Alfa acontecem nas próprias comunidades rurais com a orientação de pedagogas do Senar, e ministradas por professores previamente treinados para o programa. Para frequentar as aulas, o interessado deve procurar o sindicato rural de sua região.

Professores e sindicatos

Entre os dias 23 e 27 de março aconteceu o treinamento metodológico para os 120 educadores que irão ministrar as aulas do programa Alfa nas comunidades rurais. O evento aconteceu na casa de retiro Vila Betânia, em Porto Alegre, com a supervisão da equipe de promoção social do Senar-RS.

Foram 40 horas de treinamento abordando temas como motivação e alfabetização com vistas à qualificação profissional.

Uma semana antes, representantes dos sindicatos rurais participantes do programa nesta edição presenciaram um encontro no auditório da Farsul, quando a direção e os técnicos do Senar esclareceram sobre a forma de execução do programa aos parceiros, que tem papel fundamental no bom andamento das turmas em seus municípios.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.