Lombadas entram em funcionamento em abril

O novo trecho asfaltado da avenida Hector Acosta foi um dos pontos a receber uma das 18 lombadas eletrônicas

Motoristas santanenses precisarão  acostumar-se com o equipamento que  visa tornar o trânsito mais seguro nos pontos em que está instalado

 

Pode ser o fim de uma espera de meses depois de estourada a polêmica envolvendo os contratos da empresa Kopp em diversas cidades do Estado, envolvendo a questão das lombadas eletrônicas. A prefeitura de Sant’Ana do Livramento, em março de 2011, depois que o caso das lombadas eletrônicas estouraram com as denúncias de irregularidades em contratos em várias cidades do Estado, resolveu suspender o contrato com a empresa Kopp, responsável pela instalação de pardais e lombadas eletrônicas, por um prazo de 90 dias. No município, 18 lombadas eletrônicas e quatro pardais foram instalados em novembro de 2010. Os equipamentos estão localizados em 22 pontos considerados os mais críticos da cidade. No entanto, ainda não estão funcionando.

Início do Funcionamento

Ontem à tarde (quinta), o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Roni Dário, confirmou a assinatura da ordem de serviço que permite o início dos trabalhos de recuperação do material para que as lombadas entrem em funcionamento. Segundo Roni Dário, a empresa Kopp, devidamente autorizada a atuar na cidade, á admitiu realizar a recuperação inclusive dos tachões que demarcam as proximidades das lombadas eletrônicas.

“Conforme estudo dos engenheiros de trânsito, os locais não serão alterados. O que pode ocorrer são pequenas alterações, reajustes, mas todas no mesmo local. A entrada em funcionamento das lombadas eletrônicas e dos pardais, certamente deixará o nosso trânsito muito mais seguro. Temos a mais absoluta certeza de que este é o melhor caminho para a redução de acidentes que tanto afligem as famílias santanenses”, frisou o secretário.

Pagamento

Ainda de acordo com Roni Dário, ainda em abril as 18 lombadas eletrônicas e os quatro pardais deverão estar funcionando. Uma porcentagem do valor de cada multa efetuada através dos equipamentos será repassado à empresa responsável.

Na avenida Francisco Reverbel de Araújo Góes, velocidade deverá ser reduzida

Relembre o caso

 

Em março de 2011, pelo menos quatro vereadores encaminharam para a prefeitura um pedido de informação sobre o contrato. Eles queriam saber se realmente houve um estudo técnico para definir os locais de instalação. Ao comparar o edital de Sant’Ana do Livramento com o de Alvorada, na Grande Porto Alegre, onde a Kopp instalou 17 controladores de velocidade em 2010 a um custo de R$ 1 milhão por ano, foram descobertos trechos iguais. A prefeitura de Alvorada informou, na época, que abriu um procedimento administrativo para avaliar o contrato.

Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.