Transportadores sob fiscalização

Semana foi de fiscalizações intensas por parte da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, especialmente sobre o transporte escolar

Ônibus que realizam o transporte escolar foram o foco das fiscalizações realizadas durante a manhã de quinta-feira, na Avenida João Goulart

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, com a guarda municipal de trânsito, definiu pela fiscalização ostensiva, na manhã de quinta-feira, tendo iniciado às 6h, com o posicionamento de uma fração da guarda municipal de trânsito, a fim de iniciar as verificações dos veículos.

Agentes da Guarda Municipal de trânsito também abordaram outros veículsos, se necessário

A finalidade básica foi promover uma checagem ampla nos veículos que trafegam transportando passageiros, especialmente, os micro-ônibus, vans e ônibus que realizam o transporte escolar na cidade.

O titular da pasta, Alencastro Feippe Martins, deixou claro que o objetivo é justamente verificar se aqueles condutores estão em condições de dirigir os veículos e realizar o transporte de passageiros. O pressuposto básico é prevenção e proteção dos passageiros, especialmente as crianças, que são diariamente levadas e trazidas dos educandários para suas residências.

Foi desenvolvida a operação junto ao módulo da BM, próximo à escola Silvio Ribeiro. Feippe Martins confirmou que a operação Transporte Seguro teve como finalidade principal fiscalizar os veículos de transporte escolar, principalmente.

“Todo o transporte, coletivo ou particular, tem responsabilidade social muito grande e o escolar é redobrado. Aborda, verifica a CNH para ver se tem habilitação compatível com o tipo de veículo, táxis, mototáxis e transporte de passageiros. Também vistoriamos alguns outros veículos” – referiu o secretário, no momento em que confirmava o recolhimento de um dos veículos vistoriados, em função do condutor não estar portando a habilitação necessária para conduzi-lo. “Temos orientação expressa do prefeito Glauber, principalmente quanto aos veículos escolares. Estamos montando operações e vamos continuar fazendo isso de forma sistemática, com abordagens, verificação de veículos, equipamentos e documentações” – disse Alencastro Feippe, acompanhado de seu executivo, o inspetor Fernando Repetto.

“Temos outro foco, que é estimular o cessionário a proporcionar transporte de usuários com segurança e conforto dentro do que é estabelecido na regulamentação municipal e Lei 9.503/97, Código de Trânsito Brasileiro” – refere.

Segundo Alencastro Feippe Martins, ao total, dez agentes de trânsito foram envolvidos na operação, que durou das 6h às 9h.

Outras ações estão a caminho 

Titular da pasta de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Alencastro Feippe Martins, comandou a operação

Os dados levantados na operação servem como elemento inicial para a formatação da base de indicadores de qualidade no transporte. De acordo com Feippe Martins, não há qualquer tipo de prejuízo aos passageiros dos ônibus, quando do procedimento de fiscalização.

“Já ocorreu de um condutor ter que ir até determinada escola levar seus passageiros, acompanhado por um inspetor de trânsito. Nosso trabalho não visa gerar qualquer tipo de prejuízo, somente fazer com que as coisas transcorram dentro do que está previsto na legislação” – pondera o secretário Feippe Martins.

“Não há prejuízo para os estudantes, pois os veículos, de um modo geral, pertencem a empresas, as quais o substituem caso exista necessidade de termos que apreendê-lo pela falta de condições de trafegabilidade, mas isso é uma situação rara, mesmo hipoteticamente. É preciso que os pais, professores, alunos e comunidade sintam que estamos fazendo todo o possível para que sejam oferecidas as melhores condições de acomodações e qualidade no transporte utilizado pelos santanenses de modo geral” – comenta Feippe Martins.

Outras operações do gênero estarão sendo realizadas em várias regiões de Livramento, segundo deixou claro o titular da pasta de Trânsito.

Diante dessa informação, é interessante que os cidadãos que eventualmente atuam na área de transporte de pessoas, passem a encaminhar as documentações necessárias para que, em caso de abordagem, demonstrem regularidade. O mesmo vale para as demais conduções e, especialmente, as documentações necessárias.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.