Quarta-feira, 28 de Março de 2012

Amadurecendo relações

O Partido Verde vem tendo uma presença bastante significativa neste período de pré-campanha eleitoral, especialmente graças à atuação de sua principal liderança local, Claudinho Milan. Articulador e bem articulado, ele foi um dos principais artífices da formação do “Movimento por Livramento”, bloco político que chegou a reunir dez partidos em torno da ideia de construir uma proposta administrativa suprapartidária para o município. Enquanto se manteve coeso, o grupo chegou a provocar uma nova leitura do cenário eleitoral em Livramento, e mesmo com as naturais e já esperadas dificuldades, o bloco continua atuando em conjunto. Muito por conta das articulações feitas por Milan. E os contatos políticos feitos por ele não se restringem aos partidos santanenses. Defensor das políticas integracionistas, Milan também transita com facilidade entre as lideranças riverenses. Um exemplo é o Partido Colorado, com o qual possui afinidade de longa data. Recentemente, inclusive, conversou longamente com o senador Pedro Boldaberry e com o ex-deputado Guido Machado a respeito de um assunto que desperta grande interesse na pauta programática tanto dos Colorados quanto do PV, à educação. O crescimento harmônico dos povos brasileiro e uruguaio, através do crescimento intelectual, é um sonho comum das duas agremiações.

Experiência democrática

O PTdoB se prepara para as comemorações de seus 90 anos. Nesta quarta-    -feira, o deputado Raul Carrion ocupará o Grande Expediente da sessão da Assembleia Legislativa gaúcha para proferir um discurso alusivo à data, que será lembrada também em outras comemorações, como uma exposição fotográfica e um seminário no Teatro Dante Barone. Carrion também mencionou a manifestação contra a desindustrialização, realizada segunda passada, quando uma caminhada  reuniu trabalhadores e patrões no centro de Porto Alegre.

Herança política

Está confirmadíssima a pré-candidatura à Câmara Municipal da jovem Melina Lemos, filha do ex-prefeito Glênio Lemos, uma das mais expressivas lideranças do Trabalhismo da história de Livramento. Residente em Porto Alegre, Melina deve concorrer pelo PTB. Está transferindo seu endereço para a Fronteira, para dedicar-se à campanha. Já tem confirmado o apoio de conhecidas lideranças locais inclusive ligadas a outras agremiações.

Estrutura

O PTB prepara detalhadamente o lançamento oficial da candidatura do partido à Prefeitura Municipal. Atrai novos filiados, tem conversado com outras agremiações – inclusive com integrantes da base da atual Administração – e organiza sua estrutura para a campanha. No final de abril, inaugura com pompa e circunstância sua nova sede municipal, na rua Dos Andradas esquina com Pedro Callero Costa, onde durante anos funcionou a tradicional casa Sônia Regina.

Zambiasi

O presidente e pré-candidato do partido, Ico Charopen, informa que já está confirmada a presença, na cidade, da maior referência petebista no Estado, o radialista e ex-senador Sérgio Zambiasi. Vem dia 28 de abril.

PMDB

Torna-se a cada dia mais evidente a aproximação do “Movimento por Livramento” com o PMDB santanense. PRB e PRTB estariam capitaneando a proposta de apoio do bloco à pré-candidatura de Claudio Coronel à Prefeitura, mas a ideia não é unânime. Pelo menos mais dois integrantes do bloco podem buscarem caminhos diferentes.

Menos no bolso, mais para o povo

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou ontem o fim do 14° e do 15° salários dos parlamentares. O projeto de decreto legislativo prevê que deputados e senadores só terão direito a receber os auxílios-mudança e transportes, no início e no fim do mandato parlamentar. Atualmente, eles recebem essas ajudas de custo duas vezes por ano, caracterizando mais dois salários a cada ano. A matéria vai agora para a Mesa Diretora da Casa.

Resposta rápida

O Democrata foi rápido na reação à polêmica sobre o envolvimento do senandor Demóstenes Torres com o empresário do ramo de jogos de azar, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Demóstenes perdeu a liderança do partido no Senado e o novo líder, Agripino Maia, já pediu que ele seja investigado.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.