Sexta-feira, 23 de Março de 2012

Com tudo para dar certo

A verdadeira mobilização que se formou, quase que sem um planejamento prévio, para que finalmente se consiga uma medida oficial especialmente criada para beneficar – ou compensar – os por muito tempo esquecidos municípios das fronteiras brasileiras, permite que enfim se tenha esperança na possibilidade real de que um projeto venha a se concretizar. No caso, a aprovação do Projeto de Lei 6316/2009, de autoria do deputado Marco Maia, que prevê a instalação de lojas free shop nas faixas de fronteira do Brasil. O problema é que, na intrincada estrutura burocrática brasileira, qualquer descuido pode causar um estrago muito grande. Por isso, é preciso mais do que nunca “assessorar” a tramitação do projeto, cuidando detalhes para evitar que seu andamento seja travado. Nesse sentido, a Associação Comercial e Industrial de Livramento vem mantendo vários contatos com representantes políticos da fronteira em Brasília e pretende envolver também outros segmentos e lideranças. Esse inclusive é o objetivo de uma reunião que acontece às 20h30 de hoje, no 4° andar do edifício Palácio do Comércio, com a presença do deputado Frederico Antunes, que vem acompanhando de perto o assunto. A reunião é aberta a todos os interessados no tema.

Um parceiro dos motoboys


Autor da lei que levou à regulamentação do serviço de motoboy na cidade, em 2007, o vereador Batista Conceição, do PSB, acabou se tornando uma referência para os trabalhadores desse segmento, especialmente quando acontecem problemas de ordem legal ou regulamentar. Nesta semana, inclusive, ele recebeu um agradecimento formal de um grupo de motoboys que conseguiram, graças ao apoio dele, autorização para funcionamento de seu ponto de trabalho, nas imediações da Praça Artigas. Ao tentarem se cadastrar junto à Prefeitura Municipal, os motoboys tiveram o pedido indeferido, inicialmente, em função de um atraso na juntada de documentos. Procuraram então pelo vereador socialista, que intercedeu junto ao órgão responsável e conseguiu que o recurso fosse acatado, permitindo o trabalho de pelo menos 18 profissionais. “O verdadeiro amigo está presente quando mais necessitamos, é mais do que um amigo, tenho procurado ser ao longo dos anos um parceiro dos motoboys e mototaxistas e essa ação me aproxima ainda mais desses profissionais”, comemorou Conceição.

Tiro curto

Foi enxuto e – pior – recheado de interrupções o descanso do prefeito Wainer Machado nesta semana, marcada principalmente pela polêmica da prisão de agentes de trânsito pela Polícia Federal. O final de semana deve ser ocupado por uma outra preocupação: a necessidade de definir os nomes que substituirão os secretários e  outros cargos de confiança que saem no final do mês para concorrer nas próximas eleições.

Brasília

Na próxima segunda-feira, Wainer viajará a Brasília, onde participará de mais uma mobilização nacional de prefeitos e atuará como mediador no painel da Frente Nacional de Prefeitos sobre “Políticas de Faixa de Fronteira”. Nos dias 27 e 28, participa de evento promovido pelo Sebrae e, quando voltar seu foco para a rotina administrativa, novamente, já será final de mês e parte da equipe terá que ser substituída de imediato. É provável que, então, já tenha alguns nomes definidos.

Troca-troca

Na dança das cadeiras que deve se estabelecer na Administração Municipal a partir do início de abril, alguns nomes já são dados como certos. O PSDB, por exemplo, teria apresentado listas tríplices com nomes para os lugares de Luis Pedro Garagorry, na Habitação, Marilú Suarez da Silva, na Assistência Social, e Maurício Del Fabro, na Cultura. O presidente do partido, Sérgio Munhoz, porém, é contado como certo no lugar de Garagorry. O advogado Ari Gonçalves deve retornar para a Procuradoria, no lugar de Ivan Garcia, e o PDT teria indicado os nomes de Zilásio Vaqueiro, para o lugar de Marcírio Silva nos Serviços Urbanos, e de Ronaldo Vicente para substituir Gregório Heredes na pasta da Agricultura. Os substituídos saem para concorrer à Câmara Municipal.

Fuzileiros retornam

Banda Marcial dos Fuzileiros Navais retorna à fronteira no próximo final de semana para duas novas apresentações. Programa imperdível para as comunidades  santanense e riverense. Entre as atrações, uma homenagem à Associação Comercial e Industrial pela passagem do 121o aniversário de fundação da entidade. Uma das apresentações já confirmadas deve ocorrer no dia 25, no Parque Internacional, em promoção do SESC com apoio da Fecomércio e da própria ACIL.

Oportunidade

O retorno da Banda Marcial dos Fuzileiros a Livramento pode ser uma boa oportunidade para que a Administração Municipal combine uma forma de pagar o valor correspondente ao apoio prometido na apresentação feita pela banda ano passado, que segundo a coordenação da banda ainda está “pendurado”.

Nelmo cresce de novo

Volta a ganhar força no campo das apostas sobre o pleito que se avizinha a provável candidatura do vereador Nelmo Oliveira para prefeito. Em um cenário em que as oposições mais uma vez começam a insistir abertamente em candidaturas próprias, o representante da situação volta a aparecer com grandes chances. A única forma de vencer a máquina é uma proposta de oposição bem consistente eleitoralmente. Separados, fica muito difícil vencer o Governo.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.