Viagem ao Chile prepara criação de free shops na Fronteira

Um grupo de empresários de Sant’Ana do Livramento deve embarcar no próximo mês de abril para a cidade de Iquíque, no Chile, a fim de conhecer detalhadamente o funcionamento da zona franca que é um dos principais portais de entrada de mercadoria de países de todo o mundo – especialmente da Europa e Ásia – para o mercado consumidor latino-americano.

O motivo da viagem é a necessidade dos empresários de conhecerem a sistemática de negócios e estabelecerem os primeiros contatos com vistas à futura aquisição de produtos de vários países para comercialização nas lojas do sistema free-shop que deverá ser instalado nas cidades brasileiras que fazem fronteira gêmea do Brasil com municípios dos países vizinhos.

A zona franca de Iquíque funciona como um posto de trânsito alfandegado, livre do pagamento das taxas de entrada e saída de produtos no Chile.

Em razão disso, os produtos importados de outros países, especialmente da Europa e Ásia, somente são taxados conforme a legislação de comércio exterior quando forem comercializados nas lojas free-shop, o que permite a prática de preços altamente competitivos e muito próximos aos valores praticados na origem. Grande parte dos estabelecimentos free shops de Rivera, por exemplo, utilizam a zona franca de Iquíque como caminho para as importações de produtos comercializados nas lojas do já tradicional ponto de comércio.

A viagem foi decidida no final do ano passado em reunião da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL e articulada por integrantes da entidade que já possuem negócios com facilitadores da zona franca localizada na cidade chilena. Ao total, por se tratar de viagem em grupo, o custo, incluindo transporte e hospedagem, ficará reduzido. O grupo deverá sair de Livramento no dia 16 de abril, seguindo para Montevidéu, onde tomará um avião diretamente para Iquíque. Durante dois dias, os empresários conhecerão a sistemática de negócios com os despachantes e facilitadores da zona franca e farão os primeiros contatos visando o estabelecimento de futuras negociações. A Câmara do Comércio Brasil-Chile já articulou os contatos e deverá enviar representante para acompanhar os empresários fronteiriços durante a visita.

A missão empresarial ainda tem vagas disponíveis. Já estão confirmadas as presenças de dirigentes da ACIL e da ACIR, de Rivera, além de comerciantes de Livramento e de Jaguarão, na fronteira gaúcha com a cidade argentina de Rio Branco.

Os interessados em participar poderão entrar em contato com a secretaria da ACIL, pelo telefone (55) 3242.3200, para a reserva de vaga na missão empresarial, uma vez que já estão sendo feitas as reservas de hospedagem em Iquíque e nas demais cidades que serão incluídas no roteiro de viagem.

Além de Iquíque, os empresários deverão visitar também os destinos turísticos de Valparaíso e Viña Del Mar, na Cordilheira dos Andes.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.