Domingo, 18 de março de 2012

PTB avisa que está na área

O PTB santanense realizou na noite de sexta-feira uma grande festa de recepção aos novos filiados da agremiação. Em jantar por adesão no CTG Presilha do Pago, na Vigia, centenas de militantes e simpatizantes do partido se reuniram para saudar os novos companheiros e, no fundo, para dar uma confirmação de apoio à pré-candidatura há mais tempo conhecida do eleitorado santanense, a do presidente trabalhista Ico Charopen. Se por diversas vezes e em distintos momentos chegou a ser cogitada a possibilidade de que ele não viesse a ser candidato, por um ou outro motivo, o evento de sexta-feira passada deu uma resposta clara: Ico deve ser sim o candidato do partido – e quem quiser o PTB em uma caminhada conjunta nas próximas eleições terá que se acomodar na condição de coadjuvante. Com isso, a vaga de vice passa a ser a grande dúvida na chapa do PTB. O PSB ainda pensa em coligação com os trabalhistas? E, diante da reafirmação partidária da pré-opção pelo nome de Ico na cabeça de chapa, o précandidato socialista Nelmo Oliveira aceitaria uma candidatura à vice? Mais, ainda: o PSB se submeteria a entregar a cabeça de chapa depois de oito anos à frente da Administração Municipal? E, no caso de que isso se confirme, o PSC, que indica o nome do pastor André Pinheiro à vice de Ico, abrirá mão e apoiará o nome de Nelmo ou qualquer outro membro do atual Governo? O PTB voltou visivelmente para o jogo e mexeu com o tabuleiro político. A campanha começa a ganhar corpo.

Uma ajuda para o Cpers

Vereador João Batista Conceição foi recebido pelo Governador em exercício, Beto Gril


O professor e vereador Batista Conceição, do PSB de Livramento, conseguiu ser mais objetivo do que a própria direção do Cpers/Sindicato, em sua mobilização pessoal a favor do pagamento imediato do  Piso Nacional do Magistério: entregou uma moção de apoio ao CPERS/Sindicato e as trabalhadores de educação, nessa luta pelo cumprimento da legislação que está em vigor desde 2008, diretamente ao governador em exercício Beto Gril. Batista foi recebido pelo vice-governador na tarde de quinta-feira. Beto Gril  recebeu a correspondência da Câmara de Vereadores de Livramento, com a moção proposta por Batista e assinada também pelos vereadores Edu Oliveira, Germano Camacho, Lídio Mendes, Cláudio Coronel, Nelmo Oliveira e Bernardo Fontoura, e comprometeu-se a entregá-la a Tarso Genro, quando da sua volta. “Gostaria de destacar a maturidade e a cortesia de Beto Gril em receber-nos, no Palácio Piratini, e, em atenção aos trabalhadores de educação e também a mim, analisar o documento aprovado pela Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento”, destaca Batista Conceição. Como integrante do magistério estadual, bem que ele poderia ser incluído pelo Cpers como membro da comissão de negociação com o Governo.

Massacre

O professor Oneider Vargas, ex-candidato a prefeito e uma das mais conhecidas lideranças comunistas de Livramento, aprovou seu projeto de mestrado em história pela UFSM abordando um tema que até hoje desperta grande curiosidade na comunidade santanense: a luta da classe operária ligada ao setor frigorífico nas duas primeiras décadas do século passado e o antológico caso que ficou conhecido como “massacre de comunistas no Parque Internacional”. Foi extramemente feliz o professor Oneider ao propor o resgate desse caso que até hoje permanece um tanto quanto nebuloso na história política santanense. O trabalho de pesquisa deverá servir como um documento valioso de autoconhecimento para o povo santanense, porque vai resgatar um período muito importante da história local.

Detalhes para a cobertura

A juíza Carmem Lucia Santos da Fontoura, titular da 30a Zona Eleitoral em Livramento, deve reunir representantes dos veículos de comunicação locais no próximo dia 26, no salão do Juri, para discutir detalhes sobre a atuação da imprensa durante a campanha eleitoral. A reunião está marcada para às 15 horas.

Saída pela Justiça

O presidente da Associação dos Servidores Técnicos do Município-ASTEM, Zeno Cursino dos Santos, depois de ouvir várias reclamações “quase desesperadas” de integrantes do magistério público, decidiu articular uma série de ações judiciais para tentar garantir direitos da categoria que estão sendo desconsiderados pela Administração. Zeno lembra que já havia alertado para o fato de que o magistério ficaria prejudicado com o projeto de recomposição salarial aprovado pelo Legislativo, mas não houve eco à preocupação manifestada. Resultado: rapidamente começaram a aparecer as reclamações. Como não há expectativa de atendimento , a saída é recorrer à Justiça.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.