Atividade reúne educadoras da cidade na Sala Cultural

Palestra na manhã de ontem reuniu um pequeno grupo de professores e pessoas ligadas à área da saúde no município

Professoras assistiram atentamente à palestra de Márcia Rodrigues, Coordenadora do Centro de Referência da Mulher

Na manhã de ontem, foi realizada uma palestra na Sala Cultural, direcionada às equipes diretivas das escolas da rede municipal de ensino. O foco do evento era passar para as educadoras quais os objetivos dos Centro de Referência, os serviços oferecidos no local, e em que as atendentes do local podem auxiliar as pessoas que buscam os serviços. “Muitas vezes, as pessoas não buscam os nossos serviços, por total desconhecimento do que podemos oferecer”, destaca a diretora do Centro, a advogada Márcia Rodrigues.

Ampliação do serviço

São ofertados os serviços de psicóloga, que já era oferecido na entidade e está sendo ampliado; o serviço jurídico, principalmente nas questões que envolvem fatos relacionados à lei Maria da Penha; questões cíveis e de família; e o próprio trabalho do PIM e do Paism. “Estamos tentando passar para eles qual o caminho que deve ser seguido para que possamos, em conjunto, resolver estes problemas. Como as escolas são a porta de entrada da sociedade, os problemas que são vividos em casa acabam se refletindo na escola. Então, de que forma a direção da escola vai poder atuar? De que forma a direção de cada uma das escolas vai fazer este encaminhamento? Esse é o objetivo de mais este trabalho que estamos realizando, dentro das atividades do dia da mulher”, destaca.

Dificuldades

Márcia destacou que grande parte das mulheres tem receio de buscar o serviço por medo das consequências. Para ela, a autoconfiança de uma pessoa fragilizada ainda não é suficiente para que ela se determine a romper um ciclo de agressões, que podem ser tanto físicas, quanto morais. “Faço o que? Onde eu vou buscar ajuda? Muitas dessas pessoas têm patrimônio, mas não têm recursos, não trabalham e, nestes casos, nós acabamos auxiliando. Muitas vezes, as pessoas pensam que buscar nosso atendimento é só para buscar uma separação. Mas não é só isso, as pessoas podem ir lá para buscar alguém que converse com seu companheiro. O que buscamos é uma solução para cada problema”, finaliza Márcia Rodrigues.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.