Centro de Referência da Mulher encaminha 100 mamografias durante participação na Semana Binacional da Mulher

Segundo informações obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, há sobras de exames de mamografia no Sistema Único de Saúde

Local do Centro de Referência da Mulher

O Centro de Referência da Mulher Professora Deise participou de diversas atividades pertencentes à programação da Semana Binacional da Mulher, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, para atender as mulheres e prestar esclarecimentos, principalmente sobre o Programa de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (PAISM).

As ações foram diversas, principalmente encaminhamento de mamografias e realização de exames preventivos, no dia 7 de março, no Centro de Referência da Mulher.

Segundo informações obtidas através da enfermeira Claudia Rubim, foram encaminhadas 100 mamografias e a realização de 70 exames preventivos de Câncer de Colo de Útero (Papa Nicolau) durante a participação na Semana Binacional da Mulher.

Para que as mulheres da comunidade santanense tenham acesso à informação sobre exames e demais temas do universo feminino, existe um grupo no Centro de Referência da Mulher, com profissionais conhecidas como “visitadoras”, que se deslocam até os bairros e mapeiam a cidade, no intuito de prestar esclarecimentos e orientações à população.

Os temas abordados são gravidez na adolescência, pré-natal, doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), planejamento familiar, amamentação, climatério, exames preventivos de mama e útero, e violência doméstica.

Segundo Rubim, “80% dos domicílios do município são mapeados e visitados pelas visitadoras, sempre com o objetivo de informar, conforme a realidade e a necessidade da mulher”.

Os exames de mamografia são disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), e recomendados para as mulheres a partir dos 40 anos, anualmente.

A responsável pelo programa de Saúde da Mulher, Viviane Schneider, falou sobre os principais procedimentos para a realização do exame. “A mulher interessada se dirige até o Posto de Saúde mais próximo e solicita a requisição de mamografia para o técnico responsável do posto e preenche a ficha. Após esse procedimento, a pessoa marca em um dos laboratórios conveniados para realizar o exame, tanto no Hugolino Andrade, quanto no Centro de Diagnósticos Unimagem”, ressa.

É válido salientar que esse serviço é disponibilizado para a comunidade feminina e está à disposição para a realização, tanto de mamografia, quanto de exame preventivo contra o câncer de colo de útero.

Segundo Schneider, “há sobra de exames de mamografia, e elas têm várias justificativas para não fazer o exame, como, por exemplo, o medo da dor e o horário que não é adequado”. Ela concluiu: “Qualquer pessoa que tenha que fazer um exame, seja no sistema público ou privado, tem que se adequar aos horários disponíveis dos laboratórios conveniados. Portanto, não há justificativa plausível para que não façam esse exame tão importante para a saúde da mulher”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.