Justiça Federal manda Tarso pagar piso de R$ 1.451 para magistério. Ordem do juiz é retroativa a 2009.

- Com essa decisão do juiz, de uma só tacada o Estado do Rio Grande do Sul acrescenta algo como 4 bilhões de reais ao montante de suas dívidas que devem ser pagas em precatórios. Clique no link a seguir para ler a sentença http://tinyurl.com/6lqees

 

A Justiça do Rio Grande do Sul julgou parcialmente procedente a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público, em setembro de 2011, para que o Estado do Rio Grande do Sul atenda a Lei 11.738/2008, que institui o piso salarial nacional dos profissionais do magistério público da educação básica. Anteriormente, já haviam sido suspensas todas as ações individuais em tramitação que pediam o cumprimento do piso.

 

. De acordo com a decisão do juiz José Antônio Coitinho, o Estado deve implementar na folha de pagamento de salário do magistério público estadual da educação básica os valores referentes ao piso nacional (R$ 1.451,00), equivalente à jornada de 40 horas semanais. Os vencimentos iniciais referentes às demais jornadas de trabalho terão seus vencimentos pagos de forma proporcional.

 

.Também deverá ser paga, a todos os professores abrangidos pela Lei 11.738/2008, a diferença entre o que perceberam e o valor que deveriam ter recebido se tivesse sido obedecido o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

 

- Os pagamentos deverão acontecer nos limites da decisão do Supremo Tribunal Federal e pedido formulado pelo Ministério Público, em valores correspondentes ao escalonamento que aconteceu em três momentos distintos. Também serão abrangidos pela decisão os pensionistas e aposentados abrangidos pelo artigo 7º da Emenda Constitucional n.º 41 e Emenda Constitucional n.º 47. O Estado deverá, ainda, incluir previsão de pagamento do piso no orçamento para os anos de 2013 e seguintes.

 

 

Só sete Estados não pagam piso nacional para o magistério. Saiba quais são eles.

 

Somente Rio Grande do Sul, Amapá, Alagoas, Santa Catarina, Bahia, Paraná e Paraíba não pagam o piso nacional do magistério.

 

Nova internação de Lula causa

estupor e apreensão

São cada vez mais insistentes os boatos que circulam na Internet sobre o estado de saúde de Lula, reinternado no hospital Sirio-Libanês durante o final de semana. Ele esteve internado há 20 dias. O caso provoca estupor e apreensão, sobretudo porque na quarta-feira ele foi visitado inesperadamente por Dilma, que no dia seguinte chorou em público.

 

. Os médicos alegam que o ex-presidente sofre de infecção pulmonar, leve, mas infecção pulmonar. Isto teria ocorrido em função da sua baixa imunidade.Em casos como os do ex-presidente, os médicos não costumam dizer tudo.

 

- O fato é que Lula já está há quase cinco meses em tratamento e não há data para que os médicos digam exatamente em que pé ficará sua saúde. Nesta nova internação, nem visitas serão toleradas. A doença de Lula possui implicações políticas importantes.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.