Redução das florações pela estiagem na região já afeta a produção de mel

Produção de mel também foi afetada em algumas localidades pela condição climática de estiagem

O clima seco com boa insolação durante o período que passou favoreceu o trabalho das abelhas, porém, é época de poucas floradas. Os enxames apresentam bom desenvolvimento com boa produção de mel. A procura por cera laminada e potes para mel pelos apicultores está superando as expectativas em muitos municípios do Estado. No entanto, na região de Bagé, a produção de mel foi muito afetada, devido à diminuição das florações de muitas espécies por causa da estiagem. A informação é do Informativo Conjuntural da Emater-Ascar desta semana. Porém, com as últimas chuvas, estão ocorrendo novas floradas, que poderão melhorar a produtividade na colheita de outono.

As primeiras colheitas na região de Erechim indicam uma produtividade normal média de 15 kg/colmeia/ano, enquanto que na região de Passo Fundo espera-se uma redução de cerca de 30% da produção. Na região de Lajeado, os apicultores realizaram uma excelente colheita de mel no período da primavera, colhendo em média 12 kg por colmeia. Nesta época do ano, inicia-se nova fase de floração estendendo-se até maio, a qual também pode propiciar boas colheitas, gerando excelente perspectiva de colheita para esta safra de mel. Os dias ensolarados e a pouca chuva de outubro a dezembro foram favoráveis para o desenvolvimento da atividade na região.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.