Apicultura registra momento positivo

Inclusão de novas melgueiras está ocorrendo

Na semana que passou, não foram verificadas chuvas significativas na maioria dos municípios produtores onde se desenvolve a apicultura no Estado. Houve apenas chuvas localizadas e de pequena intensidade, acompanhadas de temperaturas amenas e alta insolação durante o dia, condições ambientais favoráveis para o trabalho das abelhas. As colmeias populosas apresentaram grande movimentação de abelhas com excelente postura e muita enxameação. Nesta época do ano, os apicultores realizam as seguintes práticas: controle de enxameação, inclusão de novas melgueiras e colheitas.

Em alguns municípios onde a topografia é mais plana, sendo predominante a produção de grãos como soja e milho, a floração está reduzida em função do uso de dessecantes químicos para o controle de plantas expontâneas. No entanto, nas regiões de topografia mais acidentada, esta é a melhor época do ano de produção de mel devido à floração de diferentes espécies melíferas nativas e cultivadas, como a uva japonesa e a unha-de-gato. Os estoques de mel estão se recuperando nas regiões de Passo Fundo e Erechim, e os apicultores estão esperançosos de uma boa safra para este ano. Os preços do mel não variaram no período, sendo comercializado entre R$ 7,00 e 10,00/kg na comercialização direta ao consumidor e entre R$ 4,00 e 6,00/kg no atacado.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.