Falta de qualificação profissional impede um maior número de contratações

Vagas em vários setores existem, porém falta de profissionais qualificados dificulta contratações

Há vagas de empregos em Sant’Ana do Livramento. Elas são voltadas a candidatos com todos os tipos de escolaridade e que atuem em diversas funções. Porém, a falta de profissionais qualificados para atender às exigências das empresas impossibilita um maior número de contratações.

A mão de obra especializada ainda é um fator determinante na hora da contratação, portanto, formação acadêmica e os cursos de qualificação profissional são indispensáveis na hora de procurar um emprego.

Segundo o Delegado Regional do Trabalho, Solimar Charopen, o Ico, em Sant’Ana do Livramento vários setores estão oferecendo vagas de empregos, mas a falta de profissionais qualificados é o principal problema na hora da contratação: “Na cidade, há várias oportunidades de emprego, mas a falta de qualificação de quem procura as vagas ainda é o maior problema. Não conseguimos preencher todas as vagas pela falta de qualificação”, analisa Solimar, que acredita na mudança deste fator em breve, com o chamado ‘Pacto por empregos’, que trará cursos profissionalizantes para a cidade, dando maiores oportunidades para quem procura emprego: “A falta de profissionais qualificados vai mudar em breve. A partir do mês de abril, estarão vindo vários cursos de qualificação para Sant’Ana do Livramento, fazendo com que a cidade ganhe muito com a formação de profissionais qualificados”.

A chegada destes cursos fará com que a cidade ganhe em qualidade da mão de obra, que atualmente não encontra profissionais qualificados em várias áreas, como na construção civil, que é onde se encontra a maior dificuldade de contratação de profissionais capacitados.

Para o peão campeiro Cláudio Rodrigues, que está desempregado há três meses, as oportunidades de emprego estão surgindo: “Estou desempregado há três meses, mas agora noto bastantes oportunidades de emprego surgindo em Livramento. Elas estão surgindo para quem está qualificado, por isso vou procurar me qualificar em outras áreas, para ingressar novamente no mercado de trabalho”, afirma Cláudio.

Já para o vigilante Luis Marcio Bitencourt, desempregado há um ano, as oportunidades de emprego em sua área de atuação são poucas: “Não há vagas. Estou há um ano desempregado e não consigo emprego na minha área. Tenho cursos de qualificação, mas a dificuldade de encontrar emprego ainda é grande aqui”, ressalta Luis Marcio, que já pensa em mudar-se para a cidade de Caxias do Sul, onde ele acredita que as oportunidades de emprego são maiores.

A ida de santanenses para outras cidades em busca de empregos ainda continua, porém de uma maneira bem menor do que em anos anteriores. Este fator acontece devido ao crescimento do número de empregos ofertados em Sant’Ana do Livramento, onde são recolocados no mercado de trabalho cerca de sessenta trabalhadores por mês, segundo Solimar Charopen: “Em média, sessenta trabalhadores são recolocados no mercado de trabalho santanense por mês”, confirma Ico.

As vagas ofertadas em Sant’Ana do Livramento são em vários setores, entre elas a de peão campeiro, armador, pedreiro, costureira industrial, carpinteiro e comerciário, que são as vagas mais procuradas.

Na loja de calçados de Hilal Chahine Hilal, está aberta uma vaga de emprego. O empresário recebe, em média, cinco currículos diariamente, porém a falta de qualificação profissional está dificultando a contratação: “Recebo, aproximadamente, cinco currículos todos os dias, mas a falta de qualificação dos candidatos ainda me preocupa, por isso ainda não efetuei a contratação”, afirma Hilal.

Para a jovem Priscila Rodrigues, que está em busca do seu primeiro emprego, as oportunidades de emprego existem, e a qualificação é muito importante para quem quer ingressar no mercado de trabalho: “Estou procurando meu primeiro emprego. Pretendo conseguir alguma vaga em breve. Tenho cursos de informática e pretendo cursar uma faculdade para ficar muito mais qualificada”, afirma Priscila.

As oportunidades de emprego em Sant’Ana do Livramento são acessíveis a todos, desde pessoas que estão procurando o primeiro emprego e não têm experiência mas têm qualificação, até para profissionais experientes que estão em busca de uma melhor remuneração.

Os interessados devem procurar a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social-Sine, levando currículo profissional e documentos (Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho).

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.