Coluna 16/08/11 Terça-feira

Quem precisa, valoriza 

O prefeito Wainer Machado e o vice, Leonel Gornatti, acompanharam o ato de inauguração da nova estrutura da Sala Velatória

 

Ainda que muitos só comentem a necessária reforma da sala velatória do Cemitério Público Municipal pelo aspecto jocoso da realização de solenidade de inauguração, é importante reconhecer a relevância social dessa obra – que resultou da insistência e do empenho pessoal do secretário Marcírio da Silva e sua equipe. Historicamente, a sala velatória instalada no começo da Avenida da Saudade, ao lado da Igreja, foi um local praticamente sem dignidade nenhuma. Para quem chorasse a perda de um ente querido, o aspecto e as condições do local davam ainda mais motivo para chorar. E, como se sabe, só quem utilizava o local eram as famílias realmente carentes e sem condições de pagar por um serviço particular. É exatamente nesse aspecto que a obra inaugurada sem as presenças de autoridades convidadas e nem mesmo da imprensa, na quinta-feira, 11, ganha relevância: vai beneficiar pessoas que não têm recursos financeiros para minorar a dor da perda de um familiar. Pessoas que, com toda certeza, vão saber valorizar na hora da necessidade a disponibilidade de um local limpo, bem iluminado, dotado de equipamento de ar condicionado, cozinha para a preparação de um chá, chimarrão ou mesmo lanche, frigobar para a conservação de alimentos, enfim. Brincadeiras à parte, é um investimento que merece ser destacado. Afinal, pobre também merece. Ou não?

Para colocar as cartas na mesa

O Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana-Comut vai se reunir amanhã, às 15h30min, no Centro de Estudos Fronteiriços, para debater os problemas que, segundo o presidente do órgão, Marcos Sória, vêm ocorrendo no transporte coletivo urbano de Livramento. Além desse ponto, o Comut também está convidando o prefeito Wainer Machado, o secretário de Trânsito e Transporte Roni Dário e o promotor público Marcelo Gonzaga para participarem da reunião, especialmente porque os integrantes do Conselho já estiveram com o representante do Ministério Público e apresentaram a ele uma série de demandas relacionadas com a questão do transporte coletivo e do trânsito em Livramento. A principal reclamação dos conselheiros é a falta de eco no Executivo Municipal em relação ao trabalho do órgão. Com as presenças do Prefeito, do Secretário e do próprio Promotor vai ser possível esclarecer uma série de aspectos dessa relação.

Alternativa para o Circular

Uma das questões mais polêmicas no transporte coletivo, atualmente, é a alteração do itinerário da linha Circular, que saiu da Tamandaré por conta da instalação da ciclovia. Não foi mais possível o funcionamento de paradas de ônibus ao longo da avenida. A mudança começou nesta semana de forma que o Conselho não teve conhecimento e nem mesmo foi feita uma adequada divulgação aos usuários. Se houve alguma discussão para essa mudança (que aliás só está trazendo prejuízos e transtornos) não teve a participação do Comut, o que já é uma irregularidade. O Comut vai apresentar uma alternativa de itinerário, que considera melhor para os usuários e que praticamente não vai alterar os pontos de paradas originais, segundo Marcos Sória.

Sem explicação

Na edição de domingo passado, a coluna identificou a tendência DS, do PT, como “divergência” socialista. Gafe feia. Não há como justificar tal erro, pelo qual fica registrado pedido de desculpas aos operosos militantes petistas que integram a Democracia Socialista, que é a designação correta da tendência, e aos leitores como um todo.

Se não tiver cola…

Existe um dito na política – atribuído a um conhecido articulador local – que diz que, se um adversário não tem cola (algo a esconder ou do qual envergonhar-se), deve-se colocar uma cola nele, para que perca credibilidade junto ao eleitorado. Essa máxima ganha uma variável: quando um político está em baixa no conceito público, crie-se alguma situação capaz de infringir pena na população, em relação a esse político. Às vezes, de forma exagerada. Sabe-se lá com qual objetivo, até mesmo oferendas religiosas podem ser associadas a esse tipo de situação. No fim da semana passada, um despacho contendo pedaços de animais e outros produtos chegou a ser considerado “trabalho” supostamente encomendado para “atrapalhar os caminhos” de um político local. Mas a coisa ficou apenas no diz-que-me-disse. Ninguém viu nenhuma evidência dessa associação.

Festa tucana

Foi confirmada para dia 20, sábado, a inaguração da nova sede do PSDB de Livramento. Entre as presenças, o presidente estadual, deputado federal Nelson Marchesan Junior, o vice, deputado estadual Jorge Pozzobom, entre outras lideranças do PSDB gaúcho, entre os quais deputados estaduais e presidentes de Executivas das cidades da Fronteira Oeste. A inauguração está marcada para as 17 horas, seguindo-se reunião regional sobre as eleições de 2012. Após, será realizado jantar de confraternização no salão de festas da CDL, na rua Duque de Caxias.

Filiações

A festa tucana vai comemorar também a chegada de gente nova no partido. A Executiva Estadual estará abonando várias novas filiações e já confirma nominata completa para concorrer à Câmara. Também serão apresentados os pré-canditados a prefeito. Por enquanto, o único nome conhecido é o da secretária de Assistência Social, Marilú Suares.

Trailers

Integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento-Comude estão discutindo nas entidades e órgãos que representam o teor do projeto de Lei Complementar que a Prefeitura Municipal pretende encaminhar à Câmara de Vereadores ordenando o licenciamento de trailers, tendas, barracas ou similares em via pública da área urbana do município. As sugestões serão levadas ao Conselho e, depois de discutidas, apresentadas como propostas de alteração à Secretaria Municipal de Planejamento.

Notícias

1 . O Governo do Estado vai mesmo abrir concurso para suprir cerca de 10 mil vagas no magistério público.

2 . Os professores que aderiram à greve do magistério no governo Yeda, que tiveram os dias descontados, vão ter o valor restituído em folha suplementar pelo Governo. São aproximadamente 20 dias, o que equivale a quase 70% do salário.

São duas das notícias que o diretor de Articulação com os Municípios da Secretaria de Educação do Estado, Glauber Lima, traz para Livramento. Ele participa ao meio-dia desta terça-feira do programa Canal Livre, na RCC FM, com Fernando Moura.

Homenagem

Está marcada para as 18 horas de amanhã, no plenário João Goulart, ato solene da Câmara em homenagem aos 30 anos de fundação da Associação dos Servidores daquela Casa. A entidade receberá um voto de congratulações, proposto pelo vereador Dagberto Reis. Após, haverá confraternização.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.