DST/Aids de Livramento é destaque da Revista do Coren/RS

Integrantes da equipe do DST/Aids e voluntários participam anualmente da campanha de conscientização desenvolvida no Carnaval, a exemplo das ações promovidas em 2011

O Programa DST/Aids de Sant’Ana do Livramento foi destaque da última edição da Revista do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren). No impresso, foram divulgadas as ações promovidas em prol da comunidade, bem como toda a sistemática do programa, ocupando duas páginas do exemplar.

A matéria explica que em 2002, através do Programa de Redução de Danos da Secretaria Municipal da Saúde, foi implantado o Programa DST/Aids com o objetivo de diminuir a incidência de HIV/Aids, hepatites e outras DST’s. A especificidade do programa foi motivada pelo grande número de casos de HIV/Aids entre usuários de drogas injetáveis e pelo fato de que a existência de free shops na cidade de Rivera vinha gerando um trânsito de pessoas elevado, tráfico de drogas, armas e até prostituição infantil.

Desde o início, milhares de pessoas foram assistidas pelo Programa DST/Aids. Atualmente, segundo informações do serviço de Enfermagem, 90 pacientes estão em tratamento antiretroviral, 50 pacientes em acompanhamento e seis crianças estão em observação, aguardando negativas o resultado para HIV/Aids (transmissão vertical). A partir de 2005 até o momento, foram atendidas 30 gestantes portadores do HIV que tiveram seus filhos acompanhados e negativados 100%. As gestantes eram atendidas nas UBSs, individualmente e havia muita resistência por parte delas em participar.

No que se refere aos bebês, o acompanhamento é iniciado junto ao berçário da maternidade, com assistência de enfermeiros e técnicos de Enfermagem capacitados e, após, o neném é encaminhado para a primeira consulta e acompanhamento pela pediatra da coordenação do DST/Aids.

Para começar as atividades pertinentes ao programa, foram realizadas campanhas de prevenção com distribuição de materiais informativos e entrega de preservativos na comunidade. Além disso, foram feitas várias capacitações com a equipe de Enfermagem sobre tudo o que se refere a prevenção e assistência ao DST/Aids.

No Programa DST/Aids, o acompanhamento das pacientes é feito semanalmente, através das consultas e dos projetos desenvolvidos pela coordenação, que conta com os núcleos de Vigilância Epidemiológica, Saúde da Mulher, Primeira Infância Melhor, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Laboratório de Fronteiras, UBSs e Programa de Agentes Comunitários de Saúde envolvidos diretamente.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.