Familiares devem estar atentos aos sintomas de possíveis usuários

Com efeitos devastadores para o organismo, o crack pode viciar já na primeira vez de uso

Uma droga devastadora: assim pode ser definido o Crack. Sua dependência é quase que instantânea, e o fácil acesso e o baixo valor são fatores que colaboram para aumentar cada vez mais o número de pessoas viciadas na droga.

É muito importante que familiares estejam sempre atentos às mudanças de atitude dos mais jovens, geralmente alvos dos traficantes.

Crack é uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. É uma forma impura de cocaína e não um sub-produto. O nome deriva do verbo “to crack”, que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.

A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. Não raro o usuário tem alucinações e paranoia (ilusões de perseguição). Em relação ao seu preço, é uma droga mais barata que a cocaína.

Uso do crack substituiu a cocaína

O uso de cocaína por via intravenosa foi quase extinto no Brasil, pois foi substituído pelo crack, que provoca efeito semelhante, sendo tão potente quanto a cocaína injetada. A forma de uso do crack também favoreceu sua disseminação, já que não necessita de seringa — basta um cachimbo, na maioria das vezes improvisado, como, por exemplo, uma lata de alumínio furada.

Nos gráficos ao lado e acima, você pode constatar os efeitos e as opiniões dos brasileiros sobre a questão envolvendo o Crack. Os números mostram que a grande maioria é a favor do internamento de viciados, mesmo contra sua vontade, pois entendem que os mesmos não estão em condições de decidir  a questão.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.