Quinta-feira, 02 de Fevereiro de 2012

Vinicultura de qualidade

Não é à toa que o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, vem a Livramento nesta quinta-feira para participar do vindima das vinícolas locais. Há tempos, têm-se como irreversível o processo de crescimento e fortalecimento da indústria vitivinícola no Paralelo 31. Livramento e região devem se transformar, em um futuro bem próximo, na verdadeira “califórnia brasileira dos vinhos”. Com um detalhe: não apenas pelo tamanho da área plantada, mas principalmente pela qualidade dos vinhos aqui produzidos. Quem diz isso não são apenas santanenses movidos por sentimento bairrista ou pelo reconhecido internacionalmente “orgulho” fronteiriço. Essa é uma avaliação técnica, resultante da interpretação de condições de solo e de clima – principalmente de clima. As quantidades de sol, frio, calor, geadas, enfim, ainda que muitas vezes possam provocar prejuízos às lavouras, na maior parte das ocorrências acabam é favorecendo, ajudando na produção de uma uva perfeita para a elaboração de excelentes vinhos. Não é por menos que as grandes marcas do vinho latinoamericano estão direcionando investimentos para cá. O Governo do Estado, assim como essas grandes empresas, reconhece essa condição. E mais: reconhece Livramento como polo regional, nesse segmento. O que é muito bom para a cidade. Só não vê quem não quer.

Meio-campo

Coronel conversou com moradores do Núcleo Simon Bolivar sobre a notificação do Executivo


 

Anos de ocupação urbana ambientada em uma estrutura de controle pouco rígida não podem ser resolvidos de uma hora para outra nem ao sabor da caneta legal – por mais que tenha ela força para tal. É certo que as distorções precisam ser corrigidas, mas essa questão habitacional precisa ser levada com cautela porque dialoga diretamente com a vida e a dignidade das famílias. Alguns moradores do núcleo habitacional Simon Bolivar que o digam. A ação inexorável do Poder Público no obrigatório desempenho de regularizar tais situações tem provocado verdadeiro pavor nessas pessoas, na opinião do vereador Claudio Coronel, do PMDB. Ele esteve reunido com moradores que receberam determinação de desocuparem as residências onde moram de forma irregular. Pretende interceder junto ao Executivo por entender que os moradores necessitam de uma atenção especial. “São famílias que não têm para onde ir se forem despejados”, avisa.

Retorno

Recomeçou em ritmo quente o exercício do mandato do vereador Glauber Lima, do PT. Ele reassumiu ontem a vaga que deixou há um ano para o suplente Dagberto Reis. Pré-candidato a prefeito pelo PT, de cara bateu de frente com o líder do Governo, vereador Nelmo Oliveira, também pré-candidato à Prefeitura. Vai ser um debate interessante: Glauber pode bater no Governo Municipal, mas Nelmo não pode bater no Governo petista do Rio Grande do Sul, porque o PSB faz parte dele. A campanha só começa oficialmente após as convenções, mas os trabalhos já foram abertos…

Descuido

Teve que ser retirada da pauta da Câmara a apreciação do parecer do Tribunal de Contas do Estado sobre as contas da Administração Municipal do ano de 2007. O parecer já passou pela análise da comissão de Leis, que opinou favoravelmente sobre o teor. Integrante da base governista, o relator não percebeu, porém, que o TCE sugeriu a não-aprovação das contas do prefeito Wainer naquele ano. Para derrubar o parecer do TCE, são necessários sete votos contrários, número que a base governista não tinha na sessão. A saída foi a retirada do projeto da ordem do dia para possibilitar a reorganização dos votos favoráveis ao Governo.

Aplauso e reconhecimento

O vereador Batista Conceição, do PSB, destacou as ações solidárias da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias em Livramento. Ele acompanhou, na Santa Casa, a entrega de panelas, térmicas e de um exaustor doados pela Igreja ao hospital. Batista lembrou, também, que recentemente acompanhou a entrega de cadeiras de rodas para portadores de deficiência. “São ações de cunho comunitário louváveis e que merecem aplauso e reconhecimento por parte da população santanense”, manifestou.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.