segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Quem planta, colhe


A partida do professor Guilherme Bassedas Costa – justificadamente lamentada pela falta que ele fará não apenas como pai, marido, avô, mas também pela cessação de uma voz serena e ponderada, aspectos tão importantes no mundo atual – deve principalmente por essa última razão motivar uma reflexão em todos aqueles que se propõe a atuar como agente político: até que ponto pode ir o cidadão na justa e meritória defesa de suas opiniões e dos direitos daqueles que representa? Bater de frente, vociferar tais direitos, impôr sem transigir uma opinião, ou expôr ideias e ideais para o bem coletivo – ou, pelo menos, da maior parte desse coletivo? É consenso entre correligionários, conhecidos e até mesmo adversários políticos de Guilherme Bassedas Costa sua principal característica: a fineza no trato, a tranquilidade com que analisava uma situação e assumia uma posição sobre ela, a sinceridade com que discutia essa posição, olhando de frente o interlocutor. Se característica natural trazida pela maturidade ou marca de comportamento de uma vida, pouco importa. O fato é que é esse exemplo que fica para aqueles que atuam na vida pública. Como bem definiu o intendente Marne Osorio: Bassedas “semeou muito carinho, muita afetividade, o que certamente lhe granjeou mais amigos do que ele próprio imaginava”. Ontem, Guilherme Bassedas Costa saiu pela última vez do Palácio Moysés Vianna, onde foi velado, sob fortes aplausos a sua trajetória pessoal e política. Prova de que, para defender princípios, não se precisa pisar sobre o principal deles: o respeito ao ser humano. Bassedas soube seguir esse princípio.

PP homenageou o ex-prefeito no dia 09 de julho em Livramento.

Nota de pesar

O vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALRS), deputado Frederico Antunes (PP), manifesta seu mais profundo pesar e consternação, em seu nome e do Parlamento gaúcho, pelo falecimento, neste sábado (28), do ex-prefeito de Sant´Ana do Livramento, professor Guilherme Bassedas. Frederico externa também sua solidariedade a todos os familiares e ao grande número de amigos do professor e ex-prefeito neste momento de dor. “Como professor e ex-prefeito e principalmente como amigo e gente da nossa terra, ele nos deixa um legado de dedicação às boas causas. Tive, ao longo dos anos, inúmeras oportunidades de constatar seu comportamento ético quando do seu legado por Livramento. Guilherme Bassedas Costa foi uma das mais destacadas lideranças do Partido Progressista no município, tendo sido inclusive nomeado interventor na Prefeitura de Livramento durante 10 anos, quando a cidade era considerada Área de Segurança Nacional pelos Governos militares. Voltou à Prefeitura, eleito vice-prefeito pelo voto direto da população, no ano de 1998, e quatro anos depois teve uma das maiores votações que a história já registrou em Livramento, sendo eleito Prefeito do Município, cargo que exerceu até 2004”.

 

 

Dagberto Reis entregou exemplar da lei grafada em braille

Tato social

O vereador Dagberto Reis, do PT, fez a entrega à presidente da Associação dos Deficientes Fraternos de Livramento, Berenice Alves, um exemplar em braile da Lei Maria da Penha. Segundo ele, outras entidades, como a Associação Santanense dos Deficientes Fisicos-Assandef e Associação Santanense dos Deficientes Visuais-ADEVI, também receberam exemplares do livro que é editado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. Os exemplares foram enviados pela Secretária Executiva do Codesul/BRDE, ex-deputada Emilia Fernandes, que pessoalmente já havia entregue às outras duas entidades  o livro com a referida lei.Como o índice de violência contra a mulher, inclusive as deficientes visuais, é grande em Sant’Ana do Livramento, o conhecimento da Lei Maria da Penha será de extrema importância para as pessoas atendidas pelas entidades locais.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.