Domingo, 29 de janeiro de 2012

Está lá no Estatuto

A diretora do Sisprem, Beu Suarez, o presidente José Carlos e o diretor Antonio Pinto: canal aberto de negociação.

 

A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais repetiu à direção do Sisprem o pedido que já havia feito ao prefeito Wainer Machado, no sentido de que os aposentados e pensionistas da Prefeitura Municipal, Câmara e autarquias sejam incluídos na nova lei da matriz salarial, que estabelece uma tabela de reajustes dos vencimentos. Para que isso aconteça, é necessário que o SISPREM solicite que o Executivo envie um projeto à Câmara. O artigo 139, parágrafo único, do Estatuto dos Servidores Municipais, estabelece que o provento da aposentadoria será revisto na mesma data e proporção sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade, ficando garantido aos inativos, quaisquer benefícios ou vantagens posteriores concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria. É o que está acontecendo com a reformulação da matriz salarial.

Dois pesos, duas medidas

Os diretores do Sindicato também trabalham pelo atendimento de uma outra justa demanda de aposentados e pensionistas. Na ativa, a grande maioria recebia complementação salarial para não ficar abaixo do Mínimo e descontava a contribuição para o Sisprem sobre o total recebido. Ao passar para a inatividade, porém, esse valor não foi considerado salário, sendo os proventos calculados sobre o básico – inferior ao Mínimo Nacional. O Sindicato defende que, se isso não mudar, o Sisprem deve devolver o total do que foi descontado sobre a complementação aos servidores inativos, com juros e correção monetária. “Já que não era considerado salário, então foi desconto ilegal”, interpreta o presidente José Carlos.

Canal aberto

A direção do Sindicato reconhece o canal de negociação que o governo tem mantido aberto com a classe, mas garante que não se furtará a uma medida judicial se for o caso. As demandas do Sindicato ao Sisprem foram formalizadas em documento protocolado pelos presidentes da entidade, acompanhado pelo secretário geral Gerson Pereira, o Diretor financeiro Antonio Pinto e o assessor de imprensa Luiz Mansilha. Os dirigentes sindicais também pediram que  o desconto para a saúde, sobre o 13º salário dos servidores, não seja mais efetuado, sob pena de a autarquia sofrer ação judicial nesse sentido.

Esporte no Batuva

O servidor público Luiz Mansilha, um aficcionado por esporte, comemorou a ideia da instalação de uma academia popular em uma praça da cidade, mas não concorda muito com o local. Para ele, esse tipo de investimento se reflete diretamente na saúde da população, principalmente na prevenção de doenças. “Fiquei triste ao saber que está prevista a colocação da primeira na praça General Osorio, local onde não se pratica esporte e o que faz o maior sucesso é levar o cãozinho para fazer as suas necessidades na praça. Entendo que, considerando a fortuna gasta no Batuva e a quantidade de gente que pratica esporte das 6h às 9h e das 17h às 21h, no local, o Governo deveria colocar a primeira na pracinha em frente à guarita dos guardas do Batuva. Seria cuidada e benificiaria uma camada enorme de pessoas”, opina, defendendo que “o dinheiro é do povo e merece ser usufruido pela maior quantidade de pessoas possível”.

Movimento formal

Claudio Milan e Sérgio Oliveira integram a coordenação do Movimento por Livramento

 

Foram referendadas, na última sexta-feira, os termos da “Carta Aberta” como regras que orientarão os passos dos partidos integrantes do denominado “Movimento por Livramento”, que reúne nove agremiações de oposição ao atual governo, visando a construção de uma possível candidatura à Prefeitura nas próximas eleições. Claudio Milan, do PV, Sérgio Oliveira, do PP, e José Antônio D’Ávila Jr, do PR, foram escolhidos como coordenadores do Movimento. O grupo confirmou a disposição de receber ainda outros partidos, mas estabeleceu que eles deverão apresentar uma proposta de conversação, antes de propor integrar-se ao grupo. Será uma forma de identificar afinidade de propósitos. Luiz Carlos Aguirre e Edson Gonçalves, do PPS,  Pastor André Pinheiro, do PSC, Luiz Cleder Guedes Ferreira, do PTdoB, e Tony Acosta, do PV, também integram departamentos da coordenação do Movimento. O grupo pretende estar com uma candidatura definida para a Prefeitura até o dia 5 de março. Até lá, continuará discutindo a conjuntura municipal e alternativas para a construção de uma proposta conjunta à comunidade.

Wainer reuniu-se com diretor e técnicos da empresa

Espaço reciclado

O prefeito Wainer Machado fez questão de discutir minuciosamente os aspectos técnicos do projeto de instalação da empresa de reciclagem junto ao antigo recinto industrial do Armour. Ele teve oportunidade de conhecer o projeto e o cronograma de implantação da empresa Reciclasul, durante reunião em Porto Alegre com diretor e técnicos da empresa. O projeto da planta industrial que será montada em Livramento aguardava apenas a Licença Prévia já emitida pelo DEMA. O Prefeito considera que a alteração do Plano Diretor foi a condição que permitiu que a empresa desse os primeiros passos para instalar-se em Livramento e gerar em torno de 100 empregos diretos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.