Vandalismo diminui tradição das placas em frente a casas

Poucas famílias ainda conservam as placas que homenageiam pessoas ilustres em frente a suas residências

Família Abreu Fialho já está na terceira geração de médicos e os profissionais sempre foram identificados em frente à centenária residência da família

Uma tradição antiga, e que ainda é conservada em algumas residências, aos poucos está perdendo local para o vandalismo: a colocação de placas em frente a algumas casas, identificando o profissional e sua especialidade, muitas vezes conservada mesmo após o falecimento da pessoa, por memória de seus descendentes. É o caso da professora aposentada Lúcia Regina Souto de Abreu Fialho, viúva do médico Flávio Rubem Rolim de Abreu Fialho, que foi médico anestesista, profissão herdada por seu filho Flávio Ricardo de Abreu Fialho. Ela conta, também, que seu sogro, Alexandre de Abreu Fialho, também foi médico e parteiro. Todos eles sempre foram identificados em frente à residência da família.

Porém, com o passar dos anos, seu filho mudou-se para outra casa e colocou lá sua placa, e Lúcia, para evitar atos de vandalismo, comuns em ruas do centro da cidade, optou por retirar as placas e conservá-las no escritório do interior da casa da família. “Eu conservei as placas pela memória de meu marido e do pai dele, e pelo apreço à profissão dos mesmos, que é muito bonita. Hoje, eu as tenho dentro de casa, como uma lembrança das pessoas importantes que elas foram na vida não só de nossas famílias, mas de todas as pessoas que atenderam”, destaca a professora.

Em outros lugares da cidade, placas em frente a casas e estabelecimentos prestam homenagens a pessoas ilustres da nossa terra. Um exemplo disto é a placa em frente à casa onde nasceu Nelson Gonçalves, um dos maiores cantores brasileiros, que está localizada na Rua Silveira Martins, esquina com a Rua Vasco Alves. A placa foi uma homenagem do povo santanense através da Câmara Municipal de Vereadores, sendo colocada no ano de 1978, quando o cantor esteve visitando Sant’Ana do Livramento.

O estado de conservação da placa permanece o mesmo, podendo ser admirada por quem passa na esquina da casa, sendo a única lembrança de Nelson Gonçalves no local.

Placa está afixada no local onde Nelson Gonçalves nasceu.

Abreu Fialho

Dr. Alexandre de Abreu Fialho é natural da Bahia, nasceu no dia 28 de março de 1845. Pertenceu ao serviço de saúde do Exército Brasileiro, vindo servir na guarnição local. Médico de grandes dotes e grande filantropo, tornou-se um dos grandes beneméritos de Sant’Ana do Livramento. Faleceu no dia 20 de junho de 1931.

Nelson Gonçalves

Nelson Gonçalves (nome artístico de Antônio Gonçalves Sobral). Nasceu em Sant’Ana do Livramento, no dia 21 de junho de 1919. Foi um cantor brasileiro, considerado “a voz de ouro do Brasil”, sendo o terceiro vendedor de discos da história do País, com mais de 75 milhões de cópias vendidas. Faleceu no dia 18 de abril de 1998, no Rio de Janeiro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.