Campanha arrecada descarte de equipamentos de informática

Eletrônicos podem ser entregues até o dia 19 de agosto na sede do Sesc/Senac de Livramento

Rodrigo Palma, gerente do Sesc junto aos colegas no Centro de Estudos Fronteiriços, local onde foram recebidos os equipamentos

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e o Sindilojas de Sant’Ana do Livramento com o apoio da Prefeitura Municipal e do 7ºRC Mec desenvolveram na tarde de ontem a Campanha de Recolhimento de Equipamentos de Informática e Telefonia Pós-Consumo. A entrega dos equipamentos foi realizada no Centro de Estudos Fronteiriços. A iniciativa visa retirar do meio ambiente celulares, baterias, telefones de mesa, cabos, PCs, monitores, teclados, placas de rede, placas-mãe, placas de vídeo, placas de som, decodificadores, copiadoras, entre outros, dando a destinação correta para os itens.

A meta é de que 100 toneladas de resíduos e 20 mil celulares e baterias sejam retirados do meio ambiente. A campanha acontece, simultaneamente, em âmbito estadual. O período de recolhimento em Livramento acontece até o dia 19 de agosto. De acordo com o vice-presidente da Fecomércio-RS, Francisco José Franceschi, os objetos descartados serão reciclados conforme sua composição. - Queremos colaborar na luta contra um desastre ambiental, mostrando caminhos para grandes soluções que contribuam com a qualidade de vida e preservação do meio ambiente – disse.

Danos à saúde

Os principais danos à saúde causados pelo descarte deste lixo eletrônico de forma inadequada são os provocados pelos seus componentes como: Chumbo (ataca o sistema nervoso), Mercúrio (danos cerebrais e ao fígado), Cádmio (envelhecimento, danos aos ossos, rins e pulmões), Arsênico (doenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar câncer no pulmão) e Belírio (câncer de pulmão).

Como Funciona

Estima-se que, no Brasil, a produção anual de computadores gire em torno de 15 milhões de unidades e mais de 200 milhões de celulares. Esse volume torna-se resíduo eletrônico devido à obsolescência e ao rápido avanço da tecnologia. Os componentes desses equipamentos contêm metais pesados que são considerados altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. É para minimizar esses impactos, que o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está lançando a Campanha de Recolhimento de Equipamentos de Informática e Telefonia Pós-consumo, que não terá custo nenhum para a comunidade, porém o resíduo descartado deverá ser somente o eletrônico de informática e de telefonia. No momento do descarte está sendo entregue um termo de doação à pessoa física. Quem não pode ir no local pode entregar seus equipamentos na sede do Sesc local, localizada à rua Brigadeiro Canabarro, 650.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.