Sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O tapa-buraco das Obras

Moradores da vila João Souto Duarte comemoraram a chegada das máquinas, o que vinha sendo reivindicado há bastante tempo.

O “considerado” Mário Gomes, secretário adjunto da Secretaria de Obras do Município, está se saindo muito bem no desempenho da titularidade da pasta, em razão das férias de Hélio Bênia. Férias de um, mais serviço para os outros – é assim mesmo que funciona em qualquer setor. E Mário Gomes levou a sério essa regra: nestas últimas semanas, empreendeu um ritmo tal na Secretaria que, além de motivar a equipe, chegou a surpreender muita gente, a exemplo dos moradores da vila João Souto Duarte, no Prado, onde a pasta realizou um completo serviço de recuperação das ruas. Os moradores, obviamente, festejam a iniciativa, já que há tempos reivindicavam a presença e atuação das máquinas da Secretaria de Obras. Depois, Mário Gomes levou as equipes da pasta para o bairro Jardim Europa, realizando um serviço de recuperação com tapa-buracos e limpeza nas ruas – outro serviço que há muito tempo vinha sendo reivindicado. Como bom adjunto, e devidamente assessorado pela equipe de servidores da pasta, Mário Gomes com certeza está tapando com competência o buraco da ausência de Hélio Bênia.

A Tipuana tombada

O vereador Batista Conceição, do PSB, comemorou a sanção da lei municipal nº 6071, que tomba a árvore da espécie “Tipuana Tipu”, localizada na esquina das ruas Bento Gonçalves e coronel João Francisco, como patrimônio natural do Município. Conceição foi autor do projeto da lei, juntamente com o vereador Dagberto Reis, do PT, e promoveu uma audiência pública que precedeu a apresentação do projeto, com a presença de técnicos, ambientalistas e moradores dos arredores de onde se encontra a Tipuana Tipu. “O tombamento dessa ávore é algo histórico em nosso município e quiçá em nosso Estado. Creio que tanto o vereador Dagberto, quanto eu, fomos muito felizes em propor uma Legislação dessa natureza, em consonância com a preservação ambiental”, completa Conceição.

Cartas para guardar na manga

A decisão do PP de aderir ao movimento que busca a formação de um grande bloco de oposição ao atual Governo de Livramento para as próximas eleições proporciona uma leitura diferenciada do quadro. Como a coluna já afirmou, o grupo – se conseguir manter a coesão anunciada – merecerá respeito na corrida eleitoral. A questão é saber se haverá entendimento suficiente para manter todos os interesses atraídos para a proposta. Um dos partidos, pelo menos, continua conversando com outras agremiações, sem o conhecimento do grupo. Pretende escolher depois que caminho seguirá.

Não é pouca coisa

Para aqueles que realmente se importam, e não apenas usam os instrumentos do controle social e da transparência como elementos de discurso, a realização na tarde de hoje, na Câmara de Vereadores, da 1ª Conferência Municipal da Transparência e Controle Social será excelente oportunidade de atualização e de apropriação do conhecimento sobre os mecanismos de participação e de fiscalização sobre o destino dos recursos públicos nos mais diferentes órgãos e setores. Não há como ter orientação político-partidiária nesse tipo de estudo – refere-se à lei, aos regramentos por ela estabelecidos, e que permitem à sociedade controlar as ações dos agentes públicos no exercício de suas funções. Detalhe: além de integrantes de órgãos de controle e da própria Administração, a Conferência contará com a importantíssima e exemplar participação de acadêmicos do curso de Gestão Pública da Unipampa e de alunos do Pós em Gestão Pública da UFSM.

Internacional

Decisão dos organizadores do carnaval de Rivera de dispensar a participação de escolas de samba de Livramento no desfile pela avenida Sarandi e a mudança nas regras para o concurso de rainha do carnaval de Livramento indicam que realmente haverá duas festas de momo na Fronteira – uma de cada lado.

História e inclusão

O Telecentro do Museu Estadual do Carvão, em Arroio dos Ratos, parceria entre a Companhia Riograndense de Mineração-CRM e a Procergs, que integra o esforço conjunto de várias entidades e empresas no sentido de restaurar o local, disponibilizará acesso público gratuito à Internet para a comunidade da região. Inaugurado na última terça, 17, o Telecentro contará com cinco terminais onde as pessoas poderão acessar gratuitamente a rede mundial de computadores, através de conexão com banda larga de 10Mb, além da “Praça Digital”, que possibilitará o acesso sem fio na área externa do Museu. A CRM viabilizou a reforma do espaço físico onde funcionará o Telecentro, assim como o mobiliário, além de dois estagiários. Já o suporte técnico, instalação e equipamentos ficaram sob a responsabilidade da Procergs.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. gilmar

    Sinceramente o Mario Gomes a horas já era pra ter sido escolhido como Secretario de Obras, uma pessoa carismática, popular, trabalhador, competente e acima de tudo humilde coisa que hoje em dia é muito raro.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.