O melhor vereador de 2011

Há uma história de Theodore Roosevelt (presidente USA 1901/1909) cuja sua política externa ficou conhecida como “Big Stick” (grande porrete) devido à frase Speak softly and carry a big stick (Fale com suavidade e tenha na mão um grande porrete), inspirada num provérbio africano, que norteava sua posição. Para quem não sabe, em 1913 Roosevelt mandou emissários para as regiões do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso para contatar o Marechal Cândido Rondon. Roosevelt nutria uma certa curiosidade sobre a região. Acabou sendo convidado pelo Marechal para uma expedição, com o intuito de determinar a rota de um curso d’água chamado rio da Dúvida, cuja nascente fica em Rondônia que depois foi batizado de Rio Roosevelt. Também foi um pensador, dos quais um em especial simpatizo muito: “… importante, em verdade, é o homem que está na arena, com a face coberta de poeira, suor e sangue; que luta com bravura, erra e, seguidamente, tenta atingir o alvo. É aquele que, no sucesso, melhor conhece o triunfo final dos grandes feitos e que, se fracassa, pelo menos falha com ousadia, de modo que o seu lugar jamais será entre as almas tímidas, que não conhecem nem a vitória, nem a derrota…”

Registro isso porque de um modo em geral e ao longo do tempo a nossa classe política, em especial agora, dos vereadores, sempre foram vítima de pesadas críticas, inclusive por mim. Basta que um membro da câmara, cometa algum erro, para que a condenação popular seja unânime e generalizada.

Os órgãos de divulgação, caudatários que são do pensamento popular, atribuem a política e aos políticos todos os males que nos afligem, todos os problemas tem origem e são creditados a atividade política, e tem recebido destaque da imprensa com justa razão, aqueles políticos que atuam em nível discutível, fazendo crer que todos os políticos são iguais. Contudo, não levamos em conta que a imensa maioria é composta de pessoas de boa formação moral e que essas pessoas são indivíduos com qualidades e defeitos inerentes a todo o ser humano.

Foi com esse propósito, embasado no site da Câmara, que me atrevi a escolher o melhor vereador do ano de 2011. Os critérios a partir de uma planilha feita por mim, como: – Presença em sessões – Uso de diárias – Tramitação de propostas – Emendas – Requerimentos e indicações – Moções – Pareceres das comissões e Coerência. Em cada item desses dei uma nota de 1 a 10 para cada vereador. E a melhor nota… foi para a Vereadora Carine Frassoni. Com peso de nota para o SAMU e o reconhecimento do seu trabalho pela ASANDEF. Reservo-me o direito de não publicar o resultado total para não prejulgar os vereadores que ficaram nas últimas colocações.

Registro que não sou filiado em nenhum partido político e que o meu trabalho não tem valor científico, mas sim apontar para os santanenses uma ideia de desempenho de seus vereadores.

 

Carlos Alberto Potoko

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.