Programa federal para Saúde da Criança é apresentado para implantação no RS

A linha de cuidados de Atenção Integral à Saúde da Criança, inserida na Rede Cegonha, em implantação no Estado, foi apresentada ontem, em Porto Alegre, aos técnicos do Departamento de Ações em Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O programa, do Ministério da Saúde, visa a qualificação do pré-natal, parto, puerpério e acompanhamento das crianças, desde o nascimento até os dois anos, na rede pública.

“A iniciativa irá reorganizar o processo de trabalho já existente, qualificando-o”, explicou o técnico da Seção de Saúde da Criança e Adolescente, Erico Faustini, durante a apresentação. Além de facilitar o acesso dos usuários, a “linha de cuidados” deve unificar ações preventivas e curativas, que sejam efetivamente resolutivas, evitando a atenção fragmentada. Na oportunidade, foi apresentado um fluxograma das atividades propostas.

Avaliação de desenvolvimento

A ideia é de que as crianças tenham assegurada a avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, com os testes da orelhinha, do olhinho, do pezinho. No caso de ser detectado algum problema, a criança é encaminhada para referência, a fim de evitar o desenvolvimento de doenças e sequelas que podem ser evitadas.

Primeira Infância Melhor

As crianças que nascerem na rede pública, entram automaticamente para o programa Primeira Infância Melhor (PIM), desde que o seu município tenha esta política implantada. O PIM é uma das ações transversais que perpassa as políticas municipais, com ênfase na Atenção Básica, que prevê o desenvolvimento pleno das crianças, de suas capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais, tendo como eixo de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.