Quinta-feira, 112 de janeiro de 2012

Ainda dentro do controle

Representantes de diversos órgãos oficiais se reuniram ontem, na Prefeitura, para analisar situação da estiagem e definir ações em Livramento


A Defesa Civil, juntamente com outros órgãos ligados à área de apoio à produção agropecuária, como a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, a Emater e a Secretaria Municipal de Agricultura, deve monitorar até o fim do mês a questão das reservas hídricas na zona rural de Livramento para decidir sobre a necessidade ou não da decretação de estado de emergência por causa da estiagem no município. A decisão foi tomada em conjunto pelos representantes dos órgãos em reunião realizada na tarde de ontem, na Prefeitura Municipal. Apesar do grande número de depoimentos que diariamente apontam para as dificuldades enfrentadas na zona rural, o grupo entendeu que a situação ainda não chegou ao extremo da Emergência – condição que favorecerá o encaminhamento de ações das políticas públicas de amparo aos produtores atingidos. Por enquanto, são problemas normais das culturas de verão. O grave problema mesmo é com relação à falta de água para consumo humano. Nesse caso, devem ser intensificadas as ações para a distribuição dos chamados kits para armazenamento de água, incluindo reservatórios. Foi uma reunião rápida, técnica, que mostrou uma realidade mais tranquilizadora do que se imaginava sobre essa questão.

Simpatia

Quem apostou na impossibilidade de entendimento entre o PP e o PT, em Livramento, em razão das divergências ideológicas e programáticas históricas, pode quebar o bico. Não existe mais aquela antipatia que visivelmente caracterizaram as relações das duas agremiações. Ao contrário, quem conversa com as lideranças dos dois partidos pode perceber a vontade de um entendimento. Conversas já existem, pelo menos.

Campo neutro

Aliás, integrantes dos dois partidos estariam articulando um encontro das lideranças fora do ambiente formal da política. A ideia é uma troca de ideias mais descontraída, onde se possa expor opiniões sobre a conjuntura político-administrativa e as necessidades e potencialidades de Livramento sem as amarras da consciência de que o que for dito vira compromisso. Dessa forma, acreditam os articuladores do encontro – que poderá inclusive ser acompanhado por um churrasco, em uma chácara ou ambiente semelhante – as lideranças petistas e progressistas poderiam conhecer melhor os pensamentos de um e outro grupo e, assim, decidir se existem afinidades que possibilitem uma caminhada conjunta.

Diárias

O prefeito Wainer Machado foi pessoalmente à Câmara de Vereadores entregar resposta a Pedido de Informações sobre o uso de diárias por CCs e funcionários da Prefeitura Municipal. O assunto foi provocado pelo vereador Claudio Coronel, que apontou gastos superiores a R$ 700 mil no ano em diárias no Executivo.

Alternativa

Já é cíclico o problema no abastecimento de água na cidade. O DAE alega, corretamente, que faltam investimentos na recuperação e melhoria da rede. Será que não é o caso de buscar recursos federais para isso, também, além dos milhões que estão vindo para o esgoto?

Em busca da quinzena

As medidas adotadas pela nova Mesa Administrativa da Câmara com o objetivo de recuperar o equilíbrio financeiro nas contas da Casa não se aplicarão, por exemplo, ao corte de benefícios e direitos dos servidores. Com exceção das horas extras, que foram cortadas durante o período de recuperação, o presidente Germano Camacho garante que não deixará os funcionários mal. Já havia gente achando que até mesmo o adiantamento da quinzena, referente a 40% do salário – seria suspensa. Embora o orçamento de 2012 só deva ser aberto no dia 20, Germano espera conseguir a tradicional antecipação de parte do duodécimo de janeiro e cumprir com a quinzena.

Segurança

A Administração quer evitar qualquer espécie de dúvida sobre a lisura no sorteio das casas do projeto Minha Casa Minha Vida, na avenida Brasília. O sorteio será realizado hoje, no estádio João Martins. Ontem, o prefeito Wainer Machado foi pessoalmente convidar representantes da Justiça, Ministério Público e OAB, entre outros, para assistir.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.