Dia 14/08/2011

Resgate pragmático

Sérgio Oliveira, Alamir Mora, do PP Jovem, e Giovane Moraes, da Juventude Progressista

O Partido Progressista vem conseguindo um crescimento significativo no cenário político santanense. Aos poucos, deixa a condição de “tradição que não oferece perigo” na corrida eleitoral e começa a ser considerado como alternativa, inclusive para uma carreira solo. Na última quarta- -feira, em uma reunião extremamente organizada, com 1h15min de duração, o Diretório Municipal decidiu que terá candidatura própria ao Palácio Moysés Vianna. Nomes históricos do partido – que estiveram afastados durante um bom tempo, talvez até em função da desmobilização visível que ocorreu depois do governo do professor Guilherme Bassedas Costa – voltam a participar das reuniões e da mobilização interna. O partido recupera a visibilidade, a credibilidade e um maior apoio das lideranças estaduais e até nacionais. E com isso ganha a condição de conversar “de igual para igual” com os partidos considerados candidaturas naturais na eleição majoritária – pelos quais, sabe-se, tem sido procurado para possível coligação.

Com todos os segmentos sociais

O PP estabeleceu que já nesta próxima semana deverá definir pelo menos uma prévia de sua nominata para a Câmara de Vereadores. Uma coisa é certa: não faltarão nomes. A ideia é prestigiar os progressistas históricos, que já deram significativa contribuição partidária e sabidamente possuem importante densidade eleitoral, mas também valorizar os novos integrantes da agremiação. Nesse sentido, a Executiva desenvolve um trabalho voltado à arregimentação de filiados. “Importante a qualidade e a representatividade”, explica o presidente Sérgio Oliveira. Para facilitar, estão sendo estruturados os grupos setoriais, entre os quais o das mulheres, sob a presidência da professora Elaine Lucas, e o dos jovens, presidido pelo universitário Alamir Mora. Na quarta passada, esse setor recebeu o apoio de lideranças estaduais, na pessoa do coordenador da Juventude Progressista da Região Centro, Giovane Moraes. Foram criadas também comissão Fiscal e de Orientação Política. Uma visão mais pragmática de coordenação partidária.

Sandra Helena Maciel visitou a Câmara Municipal

Igualdade racial

 

Por falta de identificação territorial não será que Livramento deixará de ter representatividade junto às principais esferas de decisão no País e no Estado, como temos acompanhado. Aos poucos, cresce cada vez mais o número de santanenses ocupando espaços nos órgãos públicos, tantos em nível federal, quanto estadual. Esta semana, esteve em visita a Livramento a coordenadora de políticas da igualdade racial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Sandra Helena Maciel. É uma santanense que vem tendo intensa atuação junto aos movimentos sociais, promovendo políticas de igualdade racial e que exatamente por isso conquistou o respeito de lideranças políticas das mais diferentes correntes petistas. “A presença da companheira Sandra, uma grande guerreira, no governo do Estado, é importantíssima para Sant’Ana do Livramento, para que possamos construir políticas inclusivas para nossa comunidade, com alguém que conhece muito bem a nossa realidade”, comemorou o vereador Dagberto Reis, que recebeu a visita da Coordenadora.

 

Carnaval

Sandra Helena Maciel fez uma exposição das atuais políticas públicas estaduais para a igualdade racial, ressaltando a inclusão de comunidades quilombolas. Na área cultural, segundo revelou, um dos objetivos é a promoção do carnaval como evento com origens na negritude. Um grande seminário para discutir a questão racial na Fronteira, provavelmente na Semana da Consciência Negra, em novembro, já está sendo articulado e deverá contar com o apoio do gabinete petista na Câmara.

Unipampa

A greve dos servidores técnicos da Unipampa não deve ser o único entrave para o retorno às aulas neste segundo semestre: o corpo docente também deve decidir nas próximas horas sobre possibilidade de greve.

Rota de conflito

Causou um certo constrangimento a decisão da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de alterar o itinetário da linha de ônibus Circular no trecho da avenida Tamandaré, entre o super Nicolini e o trevo da João Pessoa, por conta a instalação da ciclovia. As paradas e a própria rota serão mudadas para a rua Pinheiro Machado, até a General Neto, seguindo por essa de volta, aí sim, para a Tamandaré. A alteração já deve entrar em vigor nesta segunda-feira, segundo se sabe. A questão é que a alteração foi decidida sem que o Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana fosse sequer informado e muito menos consultado. E, pior, nem mesmo os usuários foram suficientemente informados a respeito. Seria de bom senso postergar a alteração pelo menos o tempo suficiente para que seja feita uma boa campanha de divulgação à população.

Bonança

Aparentemente, melhorou o relacionamento do vereador Claudio Coronel com o PTB. Já não se ouve falar tanto na possibilidade de sua saída do partido. Ao contrário, teria conversado com as lideranças locais e nessa conversa teria se estabelecido um entendimento para que ele fique e seja valorizado dentro do PTB.

Com várias opções

PP, PSB e PT não podem se queixar de falta de opção de nomes entre os quais escolher seus candidatos à sucessão do prefeito Wainer Machado. O PP, além de Sérgio Oliveira, também tem Luizinho D’Ávila, Mozart Hillal, Guilherme Elguy e Paulo Costa, entre outros. O PSB deverá ter uma prévia entre Robinho Cabral, Sérgio Aragón, Nelmo Oliveira, João Batista Conceição e Valmir Silveira. E o PT, apesar da reconhecida força interna da tendência Divergência Socialita, terá, além de Glauber Lima, também o professor Márcio, a ex-deputada Emilia Fernandes e até o ex-prefeito Elifas Simas.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.